terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Da vida de professor

Acho que nunca aqui tinha comentado a famigerada Avaliação de Professores. Porque não é nada comigo (não pertenço à classe de professores), porque por vezes comentar sem estar bem dentro do assunto pode ser perigoso e injusto, e tenho-me mantido sempre mais ou menos à margem das notícias que vou ouvindo e lendo. Mas como começa a ser mesmo de mais a quantidade de bombardeamentos noticiosos à conta da prova de avaliação, chega uma altura em que uma pessoa, por tanta informação que recebe, começa a formular a sua opinião. Então é assim: Acho MUITO BEM que se avaliem os professores. Toda a gente é avaliada na vida. Eu sou avaliada todos os anos pelo meu trabalho e tenho repercussões com o valor obtido (as positivas e as menos positivas). E fiquei perplexa - repito - PERPLEXA - por saber que 1/3 dos professores chumbaram na prova. Eu cheguei a ver uma delas - e porra! - não era nada de mais que se possa pedir a alguém que deva ter conhecimentos básicos e suficientes para ensinar os nossos filhos. Digo mais: É por haver tanta leviandade nos últimos anos nesta classe, que temos os nossos jovens (e alguns menos jovens) a escrever "á", "perguntas-te", "faze", a trocar o "puder" com o "poder", e outras tantas que me vêm parar às mãos tantas vezes. Um professor tem de ser respeitado. Um professor é alguém a quem foi reconhecida a capacidade de ensinar uma matéria que domina, e uma cultura base que permita ajudar a fazer crescer os nossos filhos. E, quando há uns dias atrás, soube que o senhor Mário Nogueira, que tanto vem desculpar os supostos professores de todos os erros ortográficos, dos chumbos massivos e de tudo o que puder, já não dá aulas há mais de 23 anos........até se me arrepiaram os pelos dos meus bracinhos. "Ómeujamigos...jeje". Haja paciência e tempo de antena - que não devia haver - para aturar tamanho ser distante da realidade. Calem o homem, mudem o sindicalista, e já que são precisos menos professores à conta da vergonhosa taxa de natalidade de Portugal, que fiquem os melhores para voltar a dignificar esta profissão.

Nenhum comentário: