Ora depois dos abusos gastronómicos que, inevitavelmente, temos de fazer nesta época festiva, nada melhor que um intervalo (ainda que pequeno) de comida mais saudável até à passagem de ano.
Este caril de frango ficou es-pe-ta-cu-lar. A receita é inspirada mais uma vez no nosso querido Henrique Sá Pessoa, que não consegue fazer nada mal feito (pelo menos no que à gastronomia diz respeito, que da vidinha dele, isso são coisas lá das suas intimidades), e por isso cá venho eu mostar-vos o resultado.
Substituí as natas da receita original por um iogurte natural, que natas cá em casa, é coisa que raramente entra, e vou mesmo tentar liquidá-las. As natas de soja também comecei a evitar depois de ver umas comparações que foram feitas e, ainda que mais saudáveis, são más na mesma. Esta receita também não leva leite de coco que é algo que também aumenta o colesterol para caraças, pelo que é mesmo a receita que se quer. O iogurte natural, esse, é que faz bem à saúde, não tem gorduras nem açúcares que se vejam, e é recomendado a toda a gente.
Ingredientes (Para 3/4 pessoas):
1/2 cebola grande ou 1 pequena
2 dentes de alho
1 pedaço gengibre
coentros frescos picados
azeite q.b
1 iogurte natural
2 peitos de frango
1 banana
1 maçã
pó de caril q.b
sal q.b.
Comece por refogar a cebola picada, os alhos picados e o gengibre ralado em azeite. Junte o pó de caril, e deixe que as especiarias "abram" um pouco no calor. Junte a maçã e a banana cortadas aos pedaços e envolva tudo deixando refogar um pouco.
Adicione o iogurte e depois a mesma quantidade medida pelo copo de iogurte em água. Envolva tudo bem e deixe ferver 5 minutos. Se quiser pode temperar com um pouco de sal (pouco que o caril já é condimentado q.b)
Entretanto corte o frango em pedacinhos e tempere-o de sal. Triture o caril com a varinha mágica, e junte os pedaços de frango.
Deixe cozinhar uns 10 minutinhos em lume brando e, no final, junte os coentros picados.
Sirva com arroz basmati e uma salada verde.
Experimentem. Adorei!
Bom apetite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário