terça-feira, 29 de novembro de 2011

Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura

Estava há pouco a ver o programa 30 minutos na RTP,  no qual deram uma reportagem sobre as audições para a orquestra que vai dar vida a Guimarães em 2012.
Todos sabemos que a música em Portugal tem um corredor muito estreito, que são raros os que conseguem realmente vingar nesta profissão, sem ter de acabar a dar aulas ou a fazer trabalhos extra para compensar os parcos projetos que vão aparecendo.
E ao ver este programa houve algo que me chocou. É que nas audições (abertas pelos vistos a outros países), foram escolher Finlandeses para colocar no meio da orquestra.
Esperem lá!!!! Guimarães não é o berço de Portugal? Não estamos no nosso País, com um problema grave de desemprego, de criação de riqueza, de exportação, de identidade, de sobrevivência, de produtividade?
Não seria perfeitamente legítimo, darmos as posições na orquestra a músicos puramente portugueses e que vão lutando por ter uma vida decente ao longo de muitos anos?
Por favor.....Por mais que possam haver imposições Europeias (e acredito que as haja) à abertura destas vagas em toda a UE, seria perfeitamente legítimo canalizarmos esta oportunidade para nós, Portugueses, que de tanto apoio necessitamos.
Muito triste! E mais uma vez, parece que estamos sempre à procura do melhor lá fora. Ainda não se convenceram que o melhor está mesmo aqui, no seio de todos nós....basta acreditar e apostar.

Nenhum comentário: