quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril - Para sempre?

Já nasci depois do 25 de Abril, e as minhas memórias de infância já são todas de vários anos após este marco histórico. Aquilo que sei sobre a sociedade pré-25 de Abril, sei-o pelas conversas dos meus Pais e familiares e, mais recentemente, pela série "Conta-me como foi", que materializou em imagens aquilo que já me haviam contado.
Quase não consigo conceber o que seria viver num tempo daqueles, em que mal se podia falar, não fosse a PIDE estar a espreitar à esquina de qualquer porta. Não se podia ter uma opinião ligeiramente diferente do regime, não se podia ouvir música mais ousada, escrever o que nos fosse na alma, pensar um pouco mais alto. Não poderiam haver blogs por exemplo. Eu não poderia exprimir a minha opinião.
Tanta coisa mudou desde então. Tanta, tanta coisa que poderia estar aqui a escrever sem fim à vista. E acho que também não sou detentora de conhecimento suficiente para o fazer.
Mas a nossa vida, a nossa sociedade, embora com altos e baixos, com mais ou menos dificuldades lá vai andando. E é por isso que cai mesmo muito mal, ver uma figura como o Dr. Mário Soares, por quem tenho até algum apreço, vir fazer birra para a televisão, dizer que este ano não vai às comemorações habituais, por querer lutar contra as opções do governo.
E pergunto eu: E que tem uma coisa a ver com a outra?
Por favor! Mas se calhar a idade também já não o ajuda a ter o discernimento suficiente para agir de forma coerente.
Ainda mais olhando para ontem, e ver a morte tão injusta de Miguel Portas, e perceber a mesquinhez de certas e nossas atitudes.
Inté!


2 comentários:

Teresa disse...

Assino por baixo tudo o que disse!! Eu que tenho 58 anos e no 25 de Abril tinha 21 anos!Foi um dia inesquecível! Por muito que o País esteja mal agora,se os nascidos antes do 25,pudessem saber o que era antes...a absentação não era tão alta,e,percebiam o significado da palavra LIBERDADE!

Teresa disse...

Rectifico,se os que nasceram depois do 25 de Abril,pudessem sentir e viver como antes!