segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eleições - Resultados

A abstenção é, ultimamente, a grande vencedora em qualquer círculo eleitoral. E, não obstante dos problemas que surgiram com o cartão de cidadão e que são inadmissíveis, não deixa de ser profundamente triste, verificar a quantidade de cidadãos que não vai votar simplesmente porque não tem o mínimo interesse em contribuir com os seus ideais para a sociedade em que vivemos. Se calhar é mesmo esse o problema: A falta de ideiais. Mas até para isso há uma atitude, há o voto em branco que, a cada eleição que passa, vai aumentando de forma mais ou menos tímida.
Este «Quero lá saber!», este encolher de ombros é tão típico dos Portugueses que faz com que nos resignemos demasiadas vezes àquilo com que não concordamos e em que não acreditamos.
E é esta atitude de resignação, de perdedor, de fraco até...que me revolta profundamente.

4 comentários:

akombi disse...

não acho que seja "atitude de resignação, de perdedor, de fraco"....acho que é atitude de quem sabe que não pode faer nada, que nada vai mudar, que quem está eleito já está eleito....será que havia dúvidas de que seria o cavaco a vencer?.....bolas até a TV já anunciava esta vitoria dias antes........quero ver qd os idosos desaparecerem se com a nossa geração é o que é nem quero imaginar com os jovens que estamos a educar.

o meu país não me consegue fazer mudar este pensamento de viver cada um por si.

Papinha Doce disse...

Puseste por palavras, o que ontem à noite senti, quando vi o valor da abstenção.
Que país afinal queremos nós para os nossos filhos?? Portugal não evolui por isso mesmo, cheio de políticos corruptos em todas as áreas, e com a população "deixa andar", preocupa-me imenso o futuro da minha filha.

Beijinho
Maria

Bichinha disse...

Eu vou já assinando por baixo do post. Por isso condeno quem se queixa sem nada fazer, e sim, tenho muitas vezes vergonha de ser portuguesa por assistir de camarote a este país vazio de valores e ideais e pessoas que se deixam enganar com papas e golos, sim venha futebol e novelas de homicidas e pára tudo para cuscar a vida alheia quando deviam olhar para a sua e preocuparem-se em ser pessoas melhores.

Boa semana Francesca :)

akombi disse...

há esqueci de referir que muito do valores da abstenção tem aver com o facto da palhaçada ( que Portugal está habitado) com os cartões do cidadão que impediu muita gente nova de votar....mas claro que não se põem em prática a solução de alguns politicos, de haver nocas eleições......o resultado não vai mudar.