quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bacalhau à Zé do Pipo

Não vou apresentar a receita original mas...é a minha receita! :)

Ingredientes (Para 2 a 3 pessoas):

2 postas de bacalhau demolhadas
1 cebola
2 ovos
4 batatas grandes ou 6 médias
maionaise
leite q.b
azeite q.b
pimenta q.b
sal q.b
noz moscada q.b

Coloque um tacho ao lume com água e coloque lá dentro as postas de bacalhau para cozer. Pode usar leite em vez de água para a cozedura, e este ficará mais macio.
À parte coloque igualmente as batatas a cozer em água com sal.
Ponha também os 2 ovos a cozer noutro tacho.
Quando o bacalhau estiver cozido, retire-o do lume, desfaça-o em lascas e reserve.
Quando as batatas estiverem bem cozidas, esmague-as e vá juntando o leite para fazer o puré. Tempere-o de pimenta e noz moscada.
Entretanto, numa frigideira, corte a cebolas às rodelas, junte um bom fio de azeite e refogue a cebola só até ficar um pouquinho transparente.
Deite este preparado de cebola num pirex para ir ao forno. Por cima, coloque o bacalhau às lascas e os ovos cozido cortado às rodelas. Cubra com uma camada não muito grossa de maionaise. Por fim, junte o puré de batata e leve ao forno para alourar.

Eu pessoalmente adoro este prato. O sabor da maionaise misturado com todos os outros ingredientes e sem termos de nos preocupar em tirar as espinhas à posta de bacalhau, é uma delícia.

Bom apetite!

Um comentário:

Bichinha disse...

Não existem receitas originais, existem sim pessoas com ideias originais e que as colocam em prática e as transformam em verdadeiros manjares :)