terça-feira, 6 de setembro de 2011

Portugal? Que é isso?

O meu filho já vai sabendo ler. Algumas palavras ainda não consegue, principalmente se tiverem "Qu" pelo meio, ou "Ci" ou "lhe", ou "nh".
Mas o engraçado é que está sempre a tentar ler o que lhe aparece à frente, e dou com ele a perguntar-me assim de repente o que é "L'oreal", "Light", "Boss", porque lê os rótulos de tudo o que lhe aparece e não consegue identificar as palavras.
Ontem, disse-lhe então que ele estava a ler bem, mas que não conseguia identificar as palavras porque não eram Portuguesas e daí a sua dificuldade.
Como já no fim de semana lhe tinha dado uma resposta semelhante saiu-se com:

- Mas porque é que estamos em Portugal e nunca há palavras Portuguesas?
- Olha filho, aí está uma boa questão. Estás a ver....é por isso que Portugal está pobre. Porque vai buscar tudo ao estrangeiro e tem de pagar dinheiro por isso.
- Mãe, o que é o Estrangeiro?

eheheh

4 comentários:

Coquette disse...

Parabéns pelo «post» ("-Mãe, o que é um "post" :)
É impressionante como até as crianças já se vão apercebendo da invasão dos estrangeirismos...
Gosto do seu blogue...

Francesca disse...

Obrigada :)

mãe desmiolada disse...

Os miúdos são o máximo :)
A minha ainda não lê, mas quando ouve alguém a falar noutro idioma, pergunta-me retoricamente: "Mamã, esta pessoa não fala lá muito bem, pois não?" - hehehe

Unknown disse...

Francesca, a explicação é sem dúvida maravilhosa. Dei umas boas gargalhadas! Isso de irmos buscar tudo ao estrangeiro, tem que se lhe diga! Ai, as crianças. Não tenho filhos, por enquanto, mas vou acompanhando as descobertas dos sobrinhos!
Beijinho