sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Testemunhas de Jeová

No outro dia dizia-me uma amiga que, ao ter tido uma conversa com um colega Jeová, este lhe falou discretamente que o mundo iria acabar brevemente e que as testemunhas de Jeová estavam preparadas para tal acontecimento apoteótico.
Eu ri-me. Ri-me porque me lembrei do meu primeiro ano de catequese, na altura com os meus tenros 8 aninhos, em que a minha catequista (que era muito engraçada por sinal) me falava que os Jeovás lhe diziam que o mundo estava a acabar, e que quem era testemunha de Jeová seria chamada para um monte para ver a destruição massiva do mundo terreno, enquanto a sua salvação como fiéis seguidores da religião certa estaria garantida. Por isso, e tendo eu agora 37 anos (o que me custa dizer/escrever isto, senhores), há 29 anos que ouço essa conversa.
Não tenho nada contra as testemunhas de Jeová, até porque conheço algumas pessoas (inclusive da minha família mais afastada, que o são), mas digam-me lá como é que se há-de dar crédito ao que dizem, quando a conversa (para além de muitas outras que até levanta cabelos) é a mesma há anos e anos?
Seriously...
Para vocês testemunhas de Jeová! Mas será que acreditam mesmo nisso?

6 comentários:

Tompson Rogério Vieira disse...

Veja a revista oficial delas o que realmente diz:

JANEIRO DE 2013
Você deve ter medo do fim do mundo?

http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20130101/aos-nossos-leitores/

Tompson Rogério Vieira disse...

Os discípulos de Jesus queriam saber quando viria o fim, de modo que lhe perguntaram: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” Eles evidentemente perguntavam quando acabaria o sistema judaico, mas a resposta de Jesus enfocou primariamente quando os atuais ‘céus e terra’ seriam destruídos. Jesus predisse coisas tais como grandes guerras, escassez de víveres, terremotos, doenças e crimes. (Mateus 24:3-14; Lucas 21:5-36) Desde o ano de 1914, temos visto o cumprimento do sinal indicado por Jesus para a “terminação do sistema de coisas”, bem como as coisas que o apóstolo Paulo mencionou como identificando os “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1-5) Deveras, há evidência sobrepujante de que vivemos no tempo do fim deste sistema de coisas!

As Testemunhas de Jeová têm estado ansiosas de saber quando virá o dia de Jeová. Na sua ansiedade, às vezes fizeram tentativas de calcular quando viria. Mas por fazerem isso, assim como fizeram os primeiros discípulos de Jesus, deixaram de acatar as palavras de cautela do seu Amo, de que ‘não sabemos quando é o tempo designado’. (Marcos 13:32, 33) Ridicularizadores têm zombado dos cristãos fiéis por suas expectativas prematuras. (2 Pedro 3:3, 4) No entanto, o dia de Jeová virá mesmo, afirma Pedro, segundo o cronograma Dele.

Tompson Rogério Vieira disse...

Foram os discípulos de Jesus que lhe fizeram uma pergunta direta sobre o fim do mundo. Isto se acha registrado em Mateus 24:3, de acordo com a tradução Almeida da Bíblia: “Dize-nos . . . que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”

Outras versões da Bíblia ajudam-nos a compreender que a palavra grega para “mundo” (ai-ón), empregada neste texto, não se refere à Terra literal, nem ao universo material. Várias versões da Bíblia traduzem a expressão como “fim da era”, ou “tempo final”. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas verte este versículo: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?”

Assim, em vez de predizer um holocausto nuclear ou similar desintegração do universo material, inclusive do planeta Terra, a Bíblia nos ensina que é o sistema iníquo de coisas na Terra que será levado a um fim súbito. Isto incluirá todas as formas de corrupção, de falsidade e de hipocrisia que agora existem, seja ela política, comercial, seja religiosa. Toda degradação e imoralidade, toda a iniqüidade, e todos os humanos ímpios que existirem na Terra, nesse tempo, serão removidos à força.

Tompson Rogério Vieira disse...

Duas declarações taxativas, encontradas na Bíblia, que não precisam de interpretação, devem acabar com qualquer receio de que a Terra possa ser destruída quando o “mundo” chegar ao fim. A primeira se encontra em Eclesiastes 1:4 (Al): “Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.” A segunda aparece em Isaías 45:18 (Al): “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.”

Assim, o mundo que a Bíblia afirma tão definitivamente que será destruído é o mundo da humanidade que não faz a vontade de Deus.

“Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” (Provérbios 2:22) “Há uma controvérsia que Jeová tem com as nações. Ele terá de pôr-se pessoalmente em julgamento com toda a carne. Quanto aos iníquos, terá de entregá-los à espada . . . E os mortos por Jeová certamente virão a estar naquele dia de uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra.”  Jeremias 25:31, 33.

Anônimo disse...

Oh Tompson, tanta afirmação. Mas afinal vamos morre todos ou não? E se sim, quando?! Não sabemos não é? Pois é, dá muito jeito a muitas religiões fomentar o medo e o pânico. Não há, porventura, melhor maneira de subjugar e controlar o ser humano. O meu Deus não promove isso.

Francesca disse...

Gostei ;)