domingo, 4 de novembro de 2012

Folhado de Peixe e Camarão envolto em molho cremoso

Mais uma receitinha diferente para comer peixinho. Apetecia-me peixe, mas apetecia-me comê-lo de forma diferente. Tinha uma embalagem de massa folhada no congelador e apeteceu-me fazer um folhado. Ficou muito bom, e achei o recheio ideal para empadinhas. Fica para a próxima.


Ingredientes (Para 4 pessoas):

2 placas de massa folhada
400g de filetes de pescada cozida
10 camarões calibre 40/60
1/2 alho francês
100g de cogumelos
farinha q.b
azeite q.b
sal q.b
pimenta q.b
1 gema de ovo

Comece por cozer os camarões em água temperada com sal. Assim que a água ferver, deite os camarões e deixe-os cozer apenas 2 minutos. Retire-os da água e deixe-os arrefecer reservando a água da sua cozedura.
Quando os camarões tiverem arrefecido descasque-os e deite as cabeças e as cascas novamente na água da sua cozedura e deixe-a ferver novamente. Pode, inclusivé, com um esmagador de legumes, tentar esmagar um pouco as cascas e as cabeças enquanto estão a ferver para libertar mais o aroma do camarão.
Numa frigideira larga, coloque o alho francês bem picadinho e regue com uma boa dose de azeite, de forma a cobrir bem o alho francês. Deixe refogar e junte os cogumelos bem partidinhos aos bocadinhos. Junte depois um pouco de farinha para ensopar o líquido e mexa bem como se fosse fazer molho béchamel. Deite agora o caldo da cozedura dos camarões e respetivas cascas, coadas, até que o molho fique cremoso. Deve ir deitando aos poucos e mexendo para que fique com a cremosidade certa. Tempere com sal e pimenta q.b e junte a pescada esfarelada. Envolva tudo muito bem e por fim, junte os camarões partidos aos bocadinhos. Retire do lume.
Com o rolo da massa espalme uma das placas de massa folhada e forre um pirex para ir ao forno. Coloque a mistura de peixe e camarão por cima, e tape com a outra placa de massa folhada. Pincele com a gema de ovo e leve a forno pré-aquecido cerca de 15 minutos a 200º.
Sirva com uma salada mista e...
Bom Apetite!

5 comentários:

Patrícia Teodoro disse...

epá que bom aspecto...vou experimentar esta receita

Francesca disse...

Experimenta que vale a pena :) bom apetite

cute so cute disse...

Está de babar!!!! Tenho de experimentar !!!!!

:))))

Unknown disse...

hmm, de deixar água na boca, ainda bem que já almocei =P se não, agora babava-me!

akombi disse...

que bela receitinha!