sábado, 10 de novembro de 2012

Almôndegas com ovos de codorniz em tomatada

Em 2004 estive em Marrocos e adorei. Não,...reformulo, AMEI. E uma das comidas que havia por lá eram umas almôndegas com ovos que foram, para mim, o delírio. Não sei porquê, mas hoje lembrei-me delas e fui à procura de receita na NET, onde acabei por descobri-la em: http://comidademarrocos.info
Não a fiz tal e qual como aqui estava, pois adaptei a receita aos meus ingredientes, e ficou tããããão boa! Os miúdos deliraram e o meu filho pediu para repetir 3 vezes. Ainda dá um bocadinho de trabalho, mas é daqueles pratos que vou certamente repetir quando tiver visitas.
Aqui fica o registo:


















Ingredientes (Para 4 pessoas):

400g de carne de vaca picada (de boa qualidade e magra)
400g de polpa de tomate
2 cebolas
2 dentes de alho
alho em pó q.b
sal q.b
pimenta moída q.b
canela q.b
noz moscada q.b
30 a 50g de gengibre ralado
cominhos em pó q.b
cebolinho q.b
orégãos q.b
farinha de trigo para panar
1 ovo
8 ovinhos de codorniz
2 c. sopa de azeite q.b
1 fiozinho de vinho branco

Comece por colocar a carne picada numa tijela e tempere com o alho em pó, o sal, a canela, o gengibre ralado, os cominhos e a noz moscada. Misture bem e junte 1 cebola muito bem picadinha. Junte o ovo, envolva tudo muito bem e reserve.
Num tacho à parte, vamos fazer o molho de tomatada. Coloque a cebola picada, os dentes de alho e o azeite e deixe refogar. Junte a polpa de tomate e tempere com o cebolinho picado e os orégãos. Deixe em lume brando alguns minutos e junte o vinho branco só para dar mais quantidade ou caso o molho esteja muito grosso. Reserve.
Comece por fazer agora as almôndegas, moldando bolinhas de carne e passando-as pela farinha de trigo. Leve a fritar em óleo bem quente e escorra-as depois em papel absorvente.
Coloque o molho de tomatada num pirex que vá ao forno, e disponha as almôndegas por cima. Parta agora os ovinhos de codorniz, um a um (Pode abri-los previamente para um prato raso para evitar estragos), com atenção que a casca destes ovos é muito delicada e é necessário rasgar a película de dentro com cuidado para que a gema do ovinho não se desfaça. Deite os ovinhos no molho de tomate, nos intervalos onde não há almôndegas, conforme a foto.
Leve a forno pré-aquecido a 200º até que a clara dos ovos fique branca. Não deixe cozinhar de mais para que ainda consiga ter o molho das gemas.
Sirva com massa ou arroz e tenha um excelente apetite! É que eu tive ;)


Nenhum comentário: