domingo, 25 de novembro de 2012

Embrulhos de Peixe com salada de tomate e rúcula

Mais uma boa receita para aproveitar restos de peixe. No meu caso, sobrou-me meia dourada grelhada do dia anterior, ao que juntei mais umas coisitas para formar um jantar leve e saboroso de domingo.
























Ingredientes (dá para 4 embrulhos - 2 pessoas):

1/2 dourada grelhada (ou outros restos de peixe)
4 camarões calibre 40/60
2 palitos de delícias do mar
1 alho francês
azeite q.b
1/2 cubo de caldo de peixe
farinha q.b
2 c. sopa de natas de soja
2 folhas de massa filo

Para a salada:
3 tomates
orégãos em pó
sal fino
azeite q.b

Corte o alho francês longitudinalmente e em cruz para que, ao cortá-lo às rodelas, saiam pedacinhos pequenos. Deite-o numa frigideira larga e regue com azeite (uma dose generosa). Leve ao lume para refogar alguns minutos até que esteja cozinhado e junte o peixe desfiado e livre de espinhas. Envolva tudo e junte o caldo de peixe. Vá mexendo (em lume brando) para que este se dissolva e fique tudo muito bem envolvido. Por fim, junte os camarões descascados e partidos em 4, e as delícias do mar às fatias. Envolva tudo novamente e polvilhe com farinha até que ensope o molho que entretanto se foi formando. Junte as natas de soja e torne a envolver com cuidado só para que o preparado fique cremoso mas não líquido.
Abra as folhas de massa filo com cuidado e corte-as em 2. Em cada pedaço de folha, coloque um pouco do preparado e embrulhe-o dando voltas com a massa filo até que fique mesmo como se fosse um pastel de tentúgal. Dobre as pontas e pincele-as com um pouco de azeite para colarem.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos ou até que os embrulhos estejam douradinhos.

Sirva com uma salada de tomate e rúcula: Corte o tomate às rodelas e coloque-o numa travessa. Polvilhe com sal fino, azeite e orégãos em pó. Junte a rúcula por cima e regue com mais um fio de azeite.

Bom apetite!