sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pizza para miúdos e graúdos

Hoje foi dia de pizza. Uma para os miúdos, outra para os graúdos. A primeira foram eles que me ajudaram a fazê-la, colocando todos os ingredientes. Já a segunda foi feita por mim, em mais uma experiência do Henrique Sá Pessoa.
Costumo ser eu a fazer a massa da pizza, mas desta vez usei de compra. Se quiserem a receita da massa está aqui.
Ei-las:

Pizza para os miúdos:
 Pizza para os graúdos:


















Pizza para Miúdos - Ingredientes:

1 base de massa para pizza
150g de fiambre de perú às tirinhas
3 salsichas cortadas às rodelas
5 ovinhos de codorniz
queijo mozzarela ralado q.b

molho de tomate: Junte 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado e azeite num tacho. Deixe refogar um pouco e junte 3 c. sopa de polpa de tomate. Junte uma folha de louro, um fio de vinho branco e deixe apurar. No fim, acrescente orégãos moídos. Triture o molho com a varinha mágica e reserve.

Coloque a base da pizza sobre um prato de ir ao forno, tendo o cuidado de espalhar sobre ele uma boa dose de farinha para que a pizza não fique pegada ao prato quando sair do forno. Espalhe o molho de tomate sobre a base da pizza com a ajuda de uma colher. Por cima deixe os miúdos colocarem o fiambre e as salsichas às rodelas. Parta os ovinhos de codorniz e deite-os sobre a pizza. Por fim, polvilhe com queijo mozzarela ralado tendo cuidado para não cobrir os ovinhos.
Leve a forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos. Os ovinhos não devem assar por completo para que o seu molho se espalhe ao comer.
Uma delícia.

Pizza para os graúdos - Ingredientes:

1 cebola roxa
1 c. sopa de açúcar mascavado
1 bola de queijo mozzarela de búfala fresco
4 fatias fininhas de presunto
queijo mozzarela ralado q.b
folhas de manjericão fresco
azeite q.b

Comece por caramelizar a cebola. Corte-a às rodelas e coloque-a numa frigideira com um fio de azeite e deixe refogar. Junte o açúcar mascavado e deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 a 8 minutos sem deixar queimar.
Pincele a base da pizza com azeite. Coloque sobre ela as rodelas da mozzarela fresca e depois a cebola caramelizada. Coloque as fatias de presunto de forma grosseira (sem serem esticadas) e, por fim, polvilhe com o queijo mozzarela ralado. Polvilhe com o manjericão e dê um toque final com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 15 minutos.

Esta pizza é completamente diferente das que tinha comido até hoje, mas tem realmente um sabor diferente e agradável. Não há dúvida que qualquer receita que seja dada pelo tio Henrique é sempre boa.

Um ótimo apetite a todas!

Um comentário:

Unknown disse...

eu a salivar =)! que bom aspecto!