domingo, 18 de novembro de 2012

Codornizes com molho de vinho do Porto

Estava no talho e a senhora à minha frente pediu codornizes. Eu olhei para elas, e resolvi pedir também, mesmo sem saber de que maneira as iria cozinhar.
Andei aqui por casa a ver receitas num lado e noutro, e a quantidade de receitas todas com molho de vinho do porto eram mais que muitas. Lá resolvi fazer esta versão, tirando umas ideias daqui e dali. Devo dizer que fiquei fã, os meus filhos também adoraram o molho, exceto o meu homem que o achou um bocado esquisito.




















Ingredientes (Para 2 pessoas):

4 codornizes
1 cebola pequena
1 dente de alho
100ml de vinho do porto
umas folhinhas de alecrim
sal e pimenta q.b
azeite q.b

Comece por temperar as codornizes abertas com sal, pimenta e um fio de azeite. Numa frigideira larga, deite mais um fio de azeite e leve as codornizes a grelhar, deixando-as ganhar um bocadinho de cor, mas sem deixar cozinhar demasiado para que a carne não fique muito seca.
Numa outra frigideira, deite a cebola e o alho bem picadinhos e regue com azeite. Deixe refogar até que a cebola comece a ficar transparente e junte o vinho do porto. Deite apenas uma pitadinha de sal e pimenta e as folhas de alecrim. Deixe a cozinhar em lume brando até que o molho reduza e fique um pouco mais grosso.
Retire do lume, disponha por cima das codornizes e dirva com um puré de batata.

Bom apetite!

Nenhum comentário: