segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O consumo, O Gaspar, Enfim... Os tugas

Este fim de semana passei de raspão por um hipermercado que tinha filas e filas de pessoal a embrulhar prendas. A minha primeira observação foi de estupefação perante tamanho cenário de consumismo assoberbado face à crise patente, e depois lembrei-me da famosa promoção dos 50% de desconto em brinquedos no fim de semana.
Pelo Amor da Santa!
Nem com crise, nem com falta de subsídio de Natal, nem com a miséria à porta, o pessoal se acanha na compra de brinquedos? É assim que o Gaspar não tem vergonha em vir pedir mais, pois claro!
Posso estar a ser injusta e exagerada, mas acho que as criancinhas deviam ser das primeiras a perceber que o dinheirinho agora já não dá para tudo, e que as prendas terão de ser muito mais racionadas. Eu cá, aviso constantemente os meus filhos de que Portugal está sem dinheiro, que os Pais têm cada vez menos dinheiro, e que tudo o que comprarmos tem de ser muito bem pensado, caso não se trate de extrema importância. Este Natal em vez de prendas, vou comprar lembranças. Mais: Caso não saiba o que comprar, não vou arriscar a dar porcarias para guardarem no armário ou só para parecer bem. Vou comprar consumíveis (leia-se comida, produtos de higiene, etc) que se hão-de gastar algures no tempo e não se estragam. O dinheiro dos brinquedos vai descer drasticamente e acho uma oportunidade única (esta da crise), a de se acabar com o consumismo absurdo que se vive na época Natalícia. É que até dá dó ver os miúdos afogados em brinquedos em barda, para depois irem encher a pilha de tralha lá de casa que fica esquecida e arrumada a um canto.
Detesto esta época de consumo. Detesto!

4 comentários:

Patrícia Teodoro disse...

Tanta e tanta vez que falo disso até já cheguei a escrever sobre isso, mas as pessoas insistem, e sabes que mais sao eles que vão sofrer com estes exageros parvos...enfim, esero eu nunca cair nesses erros.

Eu digo sim a muitos passeios, muitos programas familiares e com amigos...muitos museus, teatros, concertos e há uns quantos aí grátis...mas quemsomos nós perantes essas filas dos 50%

TERESA disse...

São os meninis que vão TRABALHAR PA RA INGLATERRA E CHORAM!!! Deviam era





















São os meninos que mais tarde não se fazem á vida ,estão sempre á sombra dos pais, pais que muitos vezes não comem de jeito mas compram para os meninos e (meninas),tlm TOPO DE GAMA!! Não tenho pachorra!!

Anônimo disse...

Tem toda a razão! As pessoas deviam parar para pensar se se justifica todo este consumismo.

Ana disse...

Eu encomendei online.

Comprei um brinquedo para o meu filho, outro para a minha filha, e para os meus afilhados.
Ficam a metade do preço, dei-me ao trabalho de comparar em outros sitios e era mais caro, mesmo esquecendo o desconto.
Para mim que vivo a 25km de lisboa, mas numa zona meio rural, e com muito pouco tempo disponivel, ir a concertos e modeus, fica m,uito dispendioso pelo menos em combustivel, apenas fazemos um programa fora de casa um vez por mês. Temos um pequeno quintal e horta e é ia que ocupamos os tempo livres, mas penso que tambem terem uns briquedos é essencial... vejo pelos meus filhos que adoram brincar com legos, bonecos... por isso penso que criticar directamente, quem foi comprar briquedos com descontos, não é correcto, pois não significa que compramos exageradamente, apenas que tentamos comprar alguma coisa e mais barato...