sexta-feira, 6 de julho de 2012

A voz do meu Petiz, que tanto me diz

Há uns tempos publiquei este problema recorrente do meu filho.
Já se passou entretanto mais um ano, e continuamos na mesma. Ao falar com a professora, esta disse-me para tentar a terapia da fala (a pediatra nunca achou que fosse muito efetivo), e hoje, lá resolvi experimentar uma sessão para ver se havia alguma esperança neste problema que me desespera.
Fiquei tão, mas tão dececionada com a consulta, que sinto ter sido uma autêntica perca de tempo. Acho que tudo o que ela fez poderia eu ter feito em casa. Tudo o que disse me pareceu senso comum e nada de novo que me surpreendesse.
Que desânimo.
Vou aprofundar outras especialidades médicas, como o otorrino, para ter uma análise mais invasiva da coisa. Vai-lhe custar (ao petiz), provavelmente vão fazer-lhe maldades, mas eu tentei de tudo. E nada consegui. Cheguei ao limite daquilo que consigo fazer sem ajuda médica. Ralhei, castiguei, expliquei, e expliquei e expliquei, implorei para que falasse mais baixo, para que tivesse cuidado, para que se lembrasse que tem um problema na garganta. E nada! Nada ajuda esta criança, e todos os dias (exceto férias e fins de semana que anda controlado pelos Pais para não abusar da voz), me chega rouco a casa.
Alguma outra ideia para uma mãe desesperadamente preocupada?

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!
O meu irmão mais novo, tinha o mesmo problema... andou assim durante meses e não se percebia por quê, até que houve um médico que lhe receitou umas injecções (não me lembro do nome... era uma miudita) mas sei que se resolveu o problema.

akombi disse...

Eu sou um pouco desconfiada com algumas especialidades médicas, acho que se as consultar eles arranjam um problema só para me paparem dinheiro das consultas....no caso especifico de terapia da fala vou-te dar a minha experiencia.....a mais velha atrasou na fala, e qd entrou para a escola ainda falava abebesada...a profe nada fez até que no 3º ano e por ela estar com auto estima baixa devido ao método antigo da profe eu atraves de várias queixas consegui que a minha filha fosse avaliada por uma profe de ensino especial.....tudo ok com a minha filha, sabia a matéria de trás para a frente, sendo que a profe dela dizia que não e mesmo tendo notas sat bastante queria reprova-la ano após ano.....com isto consegui que ela fosse seguida na terapia da fala da escola.....uma escola que dá apoio a surdos mudos, tem turmas direcionadas para essa área com alunos e profe :D.....com este apoio o inicio começa com uma avaliação no otorrino do hospital, na altura( á 5 anos atrás)a consulta foi de espera de 3 semanas, avaliação com testes e consulta no otorrino, tudo OK, e bastou 3 meses na terapia para ela perder muitos dos tiques, que dito pela terapeuta ela tinha tiques de surdos mas ouvia perfeitamente....hoje com 13 anos e a transitar para o 8º ano sem negativas, podesse dizer que sim preocupei-me muito, é normal a tua preocupação, mas reparo o quanto foi importante a terapia e o meu apoio, reparo que voltasse atrás stressava igual mas reparo que no fundo temos que relaxar e deixa-los crescer....á e não é que ainda tem alguns tiques, ai o "postes" em vez do poseste.... vai com o tempo (¨,)

Com tudo isto só posso dizer-te que fazes bem em procurar apoio, mas sem stress.