quinta-feira, 12 de julho de 2012

Eu e a minha permanente incapacidade de dizer "Não"

Sempre tive problemas em dizer que não. Já apanhei muito frete à conta disso, mas há alturas em que não consigo mesmo ser franca o suficiente para colocar o que me apetece à frente dos interesses dos outros.
Infelizmente, ainda me preocupo demasiado com o que os outros pensam de mim, e passo a vida a tentar suavizar os acontecimentos. Já tenho uma posição de chefia há alguns anos, e mesmo a lidar com os meus subordinados, não sou capaz de ser curta e grossa na atribuição de tarefas. Digo sempre um "Quando puderes faz-me por favor..." ou um "Havíamos de fazer isto com alguma urgência...", ou "Tenta por favor fazer isto....". É sempre com paninhos quentes, sempre com suavidade para que nunca pareça mal. Tenho conseguido com esta atitude muito companheirismo da parte da equipa que me responde, e muita cumplicidade. O problema é quando sinto que estão a abusar.
E nos últimos tempos, já é a 2ª vez que um fornecedor me vem pedir favores, só porque sim. Porque nem sou a pessoa indicada para o fazer, nem sou a pessoa diretamente relacionada, mas sabem que facilito as coisas, sabem que gosto de agradar e lá vêm eles. Das 2 vezes disse, ou melhor escrevi (que o pedido foi feito por mail) educadamente que não podia, por razões perfeitamente plausíveis e saí airosamente. Nem voltaram a insistir. Só que vejo estas coisas e penso: "Mas que grande lata!". Eu devo mesmo ter cara de parvinha, daquelas que diz que sim a tudo, e leva-os logo a abusar.
Olha que raio! Sim, porque com estas atitudes, eles que vão é para o raio que os parta!

Nenhum comentário: