terça-feira, 1 de maio de 2012

Empadão de couve-flor

Depois de ver a receita AQUI, achei a ideia interessante e resolvi experimentar.
É bom, mal se percebe que é de couve-flor embora a consistência seja bastante diferente do puré de batata.
Os miúdos comeram bem, embora não se tenham lambuzado. Mas é garantidamente uma refeição saudável e muito interessante. Não esquecer que a couve-flor é um pequeno tesouro na nossa saúde.



Ingredientes (Para 2 a 3 pessoas):


650g de couve-flor
300g de carne de vaca picada
queijo mozzarela q.b
orégãos q.b (picados e em folha)
1 gema de ovo
2 c. sopa de polpa de tomate
1/2 cebola
1 dente de alho
100 ml de vinho branco
1 folha de louro
azeite q.b
sal q.b
pimenta q.b

Comece por colocar a couve-flor a cozer em água abundante com sal.
À parte, trate da bolonhesa de carne. Pique a cebola e o alho, deite num tacho e regue com azeite. Quando refogar, junte a polpa de tomate. Deixe levantar fervura e junte o vinho branco e a folha de louro. Depois de levantar novamente fervura junte a carne picada, tempere de sal e orégãos moídos (de preferência), e deixe cozinhar em lume brando até que a carne esteja pronta.
Quando a couve-flor estiver cozida, deite a água fora e desfaça-a em puré com a varinha mágica. Junte a gema de ovo e mexa tudo novamente (não usei a clara de ovo porque o puré é pouco espesso e pode ficar demasiado líquido com a clara). Para finalizar tempere com pimenta.
Forre o fundo de um pirex com metade do puré. Por cima coloque a carne picada e novamente uma camada de puré. Polvilhe com o queijo mozzarela ralado e com orégãos secos (em folha).
Leve ao forno a gratinar durante 10 minutos.

Bom apetite!

Um comentário:

akombi disse...

Aspeto delicioso, gostamos de couve flor, bem como broculos, que costumo colocar na base da sopa em vez da batata, outras alterno com beringela e courgete.