domingo, 20 de maio de 2012

Arroz de Polvo Malandrinho

Adoro arroz de polvo, mas há séculos que não o fazia. O preço a 10€/Kg tem-me dissuadido de o trazer para casa, mas o meu filho no outro dia resmungou que há muito tempo que este bicho não lhe aparecia no prato, pelo que acedi ao seu pedido.
Como não gosto das peles do polvo dou-me ao trabalho de lhe retirar todas essas partes indesejadas, e o arroz fica mesmo bom.
Aqui vai a minha versão, muito apreciada pelas minhas gentes:



Ingredientes (Para 3 a 4 pessoas):

1 polvo médio
1 1/2 cebolas
1 dente de alho
sal q.b
azeite q.b
coentros q.b
arroz q.b

Tenho um truque para que o polvo não fique rijo, e fique mesmo no ponto.
Ferva a água na panela de pressão juntamente com 1 cebola cortada ao meio. Assim que levantar fervura, mergulhe o polvo durante alguns segundos, só até este ganhar alguma cor. Retire novamente o polvo da água e deixe-a ferver novamente. Junte então o polvo à água pela 2ª vez e tape a panela de pressão. Deixe-o cozer apenas por 15 minutos, a partir dos quais deve retirar a panela do lume para que esta arrefeça. Quando a pressão estiver quase a passar, abra a panela e retire então o polvo, reservando a água da cozedura para fazer o arroz. Corte-o em bocadinhos e retire as peles moles com cuidado para aproveitar todas as ventosas.
Num tacho largo, pique bem a 1/2 cebola e o dente de alho e regue com azeite. Deixe refogar um pouco e junte o arroz para que este frite um pouco. Junte agora a água da cozedura do polvo e deixe o arroz ir cozendo em lume brando. Tempere com sal a gosto. Vá acrescentando água sempre que necessário e, quando vir que o arroz está quase cozido, junte o polvo cortado aos bocados e mexa bem. Junte os coentros (frescos ou congelados) e deixe apurar mais uns minutos.
Sirva com uma salada verde e...

Bom apetite!

Nenhum comentário: