quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Desafio da Educação

Hoje tive reunião com a educadora do meu filho. Reunião geral do final do primeiro período e das primeiras impressões destes 3 meses com os petizes. Nada de especial a declarar, excepto o facto do discurso que fez acerca da disponibilidade dos Pais de hoje em dia para os filhos e das potenciais consequências para a sua formação como indivíduos. Os Pais de hoje só correm, passam o dia de um lado para o outro, sem tempo, sem paciência, sem olharem para os filhos como deve de ser, sem os ouvirem....sem verem um pouco mais para "além" do que os olhos conseguem ver.
E eu ponho-me a pensar...a pensar na vida que levo, na correria, no constante "despacha-te que já estamos atrasados", no levantar cedíssimo a que os sujeito, na falta de paciência que tenho no final do dia...
e tenho medo...muito medo de cometer erros graves dos quais não me aperceba mas que os marque negativamente para sempre.
E serve-me a carapuça para aquilo que ela (educadora) vê e sente em relação ao tipo de relacionamento "a correr" que os Pais têm com os filhos....:(
E penso, penso....penso no que faço, como faço, no que posso e devo alterar...mas é dífícil...muito difícil com este tipo de vida....vida de muita estupidez e de rotinas sem fim que me dominam e pelas quais acabo por me deixar dominar...

A nossa vida é sem dúvida um grande desafio...
E o pior é que só provavelmente daqui a muitos anos é que vamos descobrir se o conseguimos ou não superar!
Até lá, vamos tentando dar o nosso melhor.

2 comentários:

Vicios e Sabores disse...

Como te compreendo...!
Bjs
http://viciosesabores.blogspot.com/

ELISABETH disse...

Eu tenho exactamente o mesmo problema....benvinda ao clube !

O problema é do sistema e da sociedade ;os outros correm tu tens ke correr...!