segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tarte de Chocolate e Natas

Ainda da comidinha do Natal, sai esta tarte que ficou lindamente colocada na mesa da consoada.
Andei à procura de uma sobremesa diferente das habituais e fui parar a esta que, com ligeiras variantes, foi a escolhida, e muito bem escolhida :) . Não lhe faltaram elogios e devo dizer que no dia a seguir ainda me soube melhor que no próprio dia. LOL. Tem ainda uma vantagem (pelo menos para mim) de não ser muito doce, o que me agrada bastante.

Ingredientes:

Para fazer a base:
200g de bolacha maria
150g de margarina derretida
1 c.sopa de açúcar

Recheio:
2,5dl de leite
30g de farinha de trigo
50g de açúcar
1 ½ colher de chá de maisena
2 ovos
30g de margarina
125g chocolate em barra
2clh chá de aguardente

Cobertura:

1 pacote de natas frescas
1 ½ c. sopa de açúcar
1 c. sopa de leite
chocolate ralado q.b
nozes moídas q.b

Comece por fazer a base da tarte. Pique as bolachas maria na picadora, junte-lhe a margarina derretida e o açúcar e mexa bem. Coloque esta mistura numa tarteiram e acalque de forma a preencher todo o espaço. Leve depois ao frigorífico para que fique rijo.

Entretanto comece a fazer o recheio. Leve o leite ao lume para aquecer e misture numa taça à parte o açúcar, as farinhas e os 2 ovos. Mexa muito bem. Regue com o leite já quente em fio e vá mexendo sempre até que fique tudo bem ligado. Leve depois este preparado a lume brando e vá mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, e junte o chocolate partido em bocadinhos, a margarina e a aguardente.
Bata até estar tudo bem misturadinho e deixe arrefecer um pouco. Espalhe depois este recheio para dentro da tarteira por cima da base de bolacha e leve de novo ao frigorífico para que fique mais sólido.
Quando já estiver durinho, pode fazer então a cobertura final.

Bata as natas com o açúcar e o leite até obter um creme espesso tipo chantily. Cubra a tarte com as natas e polvilhe com chocolate ralado e com as nozes picadas.

nham, nham :)

Nenhum comentário: