sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Obrigações Solidárias

Embora aconteça durante todo o ano, esta altura festiva é especialmente propensa a peditórios solidários para a ajuda a todo o tipo de Instituições ligadas à acção social. Eu nada tenho contra, embora comece a achar alguns actos verdadeiramente abusivos como me aconteceu esta semana na escola dos meus filhos.
Veio uma circular para casa na qual solicitavam aos Pais que ajudassem um determinado bairro desfavorecido. Podia ser com mantas, roupa de cama e todos os alimentos não perecíveis que pudessem alimentar uma série de bocas menos esquisitas.

Até aqui tudo bem, não fosse o facto da Educadora na reunião de final de período dizer de boca cheia que estava completamente chocada por ainda não terem aparecido "bens" suficientes e que nós (classe média/ média-alta) teríamos de ajudar e de falar com os nossos filhos sobre as acções sociais que devem ser feitas.
Pois é minha cara. O problema, é que mal ponho um pé fora de casa, sou alvo de peditórios em todo o lado:
  1.  No emprego recebo mails porque a empresa resolveu ajudar uma instituição;
  2.  Na minha conta de mail pessoal recebo outros tais a pedirem  "bens" para os sem-abrigo;
  3. Vou almoçar ao refeitório, estão lá mais umas almas a pedirem pelas crianças deficientes ou pelos menos desfavorecidos;
  4. Vou ao supermercado, é o Banco Alimentar ou a liga Portuguesa contra o Cancro, ou os sem-abrigo que TODOS os dias me pedem dinheiro;
  5. Quando estou na caixa a pagar os meus "bens", tenho uns folhetos para adquirir comida para os mais necessitados;
  6. Vou ao Centro-Comercial, e apanho-os à entrada a perguntar se não quero contribuir para as missões de África;
  7. Chego à escola para ir buscar os filhos, e levo com este discurso do "Tu sua desavergonhada que até tens dinheiro para ter os filhos num colégio privado", vê lá se pões as mãos nos bolsos e espalhas por aqui a tua cheta para quem vive numa porca miséria.
Ora tenham dó.

Em 1º lugar não tenho qualquer obrigação de contribuir.
Em 2º lugar até costumo contribuir para o Banco Alimentar e para a Liga Portuguesa contra o Cancro, mas não ando por aí a distribuir dinheiro que isto de vir trabalhar todos os dias e dar o litro, custa tanto a mim como aos outros que trabalham!
Em 3º lugar, com tanto peditório, tenho o DIREITO de escolher quem quero ajudar e SE quero ajudar pois até posso achar que escolheram para ajudar uma Instituição na qual pouco ou nada acredito.
E por último, quem eu quero ajudar mesmo são os meus filhos, e por isso poupo dinheirinho e muito para um dia que seja mesmo preciso, pois se eu hoje estou bem, com o País que temos, amanhã posso estar muito mal.

E tenho dito! Já há muito tempo que deixei de me sentir mal por não contribuir a todos os que me pedem dinheiro. Sejam criativos, tomem iniciativas, trabalhem!

3 comentários:

Luciana Machado disse...

concordo a 100% com tudo q disseste. é mesmo isso!!!!!!

Piteca disse...

Concordo plenamente contigo amiga, agora até nos pedem para arredondar as contas dos supermercados para ajudar na sei quem....looool
Isto é um abuso e se nós não nos pusermos a pau qualquer dia nem temos para nós! Se algum dia for eu a vir a precisar quero ver quem é que me ajuda a mim!!! É o ajudas!! Eu também costumo contribuir para o banco alimentar e outros, mas não para tudo porque eu não sou rica, também tenho de dar ao litro para me sustentar! Vão pedir aos politicos esses sim podem ajudar melhor que eu!!
Beijinhos doces e não ligues a bocas foleiras!

Bichinha disse...

Onde é que se assina por baixo deste post?
Pensava que estava sozinha nestes pensamento mas este post assentou-me que nem uma luva. Parabéns pelo blog