terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Brigadeiros

Pois é! Desta vez aventurei-me a fazer brigadeiros (nunca os tinha feito) para a festa de anos do meu filho.
Com a azáfama inerente a estes dias festivos, esqueci-me de tirar a foto, pelo que tive de retirar a imagem dos brigadeiros de uma outra foto (daí a má qualidade da imagem).
Foi difícil fazê-los porque não tive bem a percepção de quando é que o preparado já estava no ponto para ser retirado do lume. Mas, embora os precalços me tenham assustado um pouco para tentar repetir a experiência, o sabor não restou dúvidas. Os miúdos adoraram e eu também. Principalmente do contraste dos brigadeiros que fiz com cobertura de noz moída. Divinais mesmo!


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
100 g de chocolate para culinária
30 g de manteiga
Chocolate granulado e/ou nozes moídas

Numa panela, junte o leite condensado, o chocolate picado e a manteiga. Misture Bem.
Leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau.
Quando a massa se desprender do fundo da panela, após cerca de 10 minutos, passe-a para um prato untado e deixe arrefecer.
Unte as mãos com oleo e enrole os brigadeiros, passando-os pelo chocolate granulado ou nozes moídas

Coloque em forminhas de papel.

Como o meu preparado ficou demasiado mole para ser trabalhado, coloquei-o no congelador uns minutos até a massa ficar bem dura. Depois já foi fácil trabalhá-la.
Como o chocolate granulado acabou e ainda tinha massa de brigadeiro, fui picar nozes de propósito para os cobrir e o resultado foi mesmo uma surpresa. Adorei!

Bom apetite e não abusem que se avizinham dias muito calóricos pela frente ;)

Nenhum comentário: