sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Massinha BOA!

No fim de semana passado, vi majericão fresco à venda. Como tenho ouvido falar das maravilhas desta plantinha aromática em pratos de massa, resolvi experimentar que a curiosidade já era muita.
Assim sendo, fui cuscuvilhar um livro do Jamie Oliver para melhor me orientar.
A receita que aqui coloco não é igual à dele, pois a dele era para uma refeição completa e tinha mais ingredientes. Esta é apenas uma inspiração que saiu a partir de lá.
Ficou tão boa, tão boa, que a minha piolha devorou tudo num instante e sem guerras (o que não é nada normal :) )

Ingredientes: (Para 2 pessoas)

Massa espiral na quantidade que costuma usar para 2 pessoas
2 tomates frescos muito maduros
4 folhas de manjericão fresco
2 c.sopa de polpa de tomate
1/2 cebola picada
1 dente de alho
2 c.sopa de queijo parmesão ralado
1/2 copo de água
sal q.b
pimenta q.b
azeite q.b

Ligue o forno para aquecer a 200º.
Comece por colocar ao lume uma panela com água e sal. Assim que a água comecar a ferver, junte a massa, diminua o lume e junte um fio de azeite para a massa não colar. Deixe cozer cerca de 8 a 10 min. até ficar al dente.
À parte, numa frigideira larga, junte um fio generoso de azeite, a cebola e o alho picado. Assim que começar a refogar, deite os tomates sem pele e cortados em pedaços pequenos e junte igualmente a água. Baixe o lume e deixe estar assim a apurar cerca de 15 a 20 minutos. Retire depois do lume, deite o molho num copo alto e triture tudo com a varinha mágica.
Depois volte a colocar  molho triturado na frigideira, deite a polpa de tomate e mexa. Tempere com o sal e  pimenta, e junte as folhas de manjericão cortadas aos bocados. Deixe apurar mais um pouco em lume baixo.

No final coloque uma camada de massa num pirex para poder ir ao forno, e junte por cima um pouco do molho. Volte a colocar uma camada de massa e outra de molho. Por fim polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno até começar a borbulhar e o queijo estiver bem incorporado (demora apenas 5 minutos se o forno estiver bem quente).

É excelente a acompanhar carnes grelhadas! Experimentem.

Um comentário:

Luciana Machado disse...

esta divinal!!!!! eu adoro massas, manjericao, oregaos, etc....devia estar mm boa.
bjs
lu