segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Risotto de Salsichas Frescas, Cogumelos e Courgette

Fui inspirada para esta receita uma vez que fui almoçar a um restaurante italiano, e pedi um risotto com estes ingredientes.
Depois, em casa, foi só colocar a imaginação a trabalhar para que saísse parecido. Devo dizer que consegui alcançar o objectivo dado que esta combinação de ingredientes dá um excelente sabor.


Ingredientes (2 pessoas):

1 copo cheio de arroz para risotto (eu uso arroz carneroli do Pingo Doce)
1/2 cebola picadinha
azeite q.b
1/2 copo de vinho branco
1 caldo de galinha dissolvido em água a ferver
2 salsichas frescas grelhadas (tinham-me sobrado do dia anterior)
1/2 embalagem de cogumelos frescos laminados
1/4 de courgette de tamanho médio
1 c.sopa de queijo parmesão ralado

Começa por se fazer o risotto, deitando a cebola num tacho junta com um fio de azeite e deixa-se refogar só um pouco. De seguida junta-se o arroz e vai-se mexendo sempre para este "fritar" um pouco. Junta-se o vinho branco e vai-se mexendo sempre em lume brando até todo o líquido ter evaporado. Vai-se depois juntando aos poucos o líquido do caldo de galinha, mexendo sempre e ir deixando evaporar. Quando o arroz estiver mais ou menos a meio da cozeduram junta-se a courgette partidinha em cubos pequeninos e mexe-se tudo. Se por acaso o líquido do caldo de galinha já tiver sido todo gasto, vá deitando mais um pouco de vinho branco para o arroz ir cozendo. Quando estiver quase pronto, junte os cogumelos, as salsichas partidas às rodelas e deixe apurar mais um bocadinho.
Quando o arroz estiver bem cozidinho, junte o queijo parmesão ralado, e mexe-se tudo novamente.
Serve-se logo a seguir.

Desde que se começa a fazer o arroz até que se acaba, demora cerca de 25 a 30 minutos. Este arroz demora mais tempo a cozer que o normal, mas se formos a ver é uma refeição que se faz em 30 minutos e é óptima para o dia a dia.

Bom apetite!

Nenhum comentário: