sábado, 27 de novembro de 2010

Bobó de Peixe


Tinha metade de uma posta de garoupa que sobrou do jantar do dia anterior. O que fazer com ele? Bom, depois de uma ida ao Supermercado decidi comprar mais um pouco de peixe e tentar fazer uma refeição deliciosa. E ficou... Muito boa :)

Ingredientes (Para 2 pessoas):

Meia posta de garoupa
2 filetes de peixe-espada preto
8 camarões calibre 60/80
4 palitos de delícias do mar
1 lata de leite de côco
1 cebola
1 tomate pelado
alho moído q.b
sumo de meio limão
sal q.b
pimenta q.b
azeite q.b
arroz para 2 pessoas
5 mexilhões para enfeitar
coentros picados q.b

Descascam-se os camarões em cru e reservam-se as cabeças. Cortam-se as delícias de mar às fatias.
Temperam-se os camarões, o peixe e as delícias do mar com o sumo do limão, o sal, o alho moído e a pimenta. Deixa-se assim a marinar um pouco.
Numa frigideira larga, leva-se ao lume a cebola bem picadinha com o azeite e deixa-se refogar um pouco. Deita-se depois todo o peixe que esteve a marinar e deixa-se alourar um pouco (Como eu tinha restos de peixe já cozinhados, estes bocados só os coloquei no fim). Deita-se depois o tomate bem partidinho em bocados pequenos (quanto mais esmigalhado melhor) e deixa-se apurar mais um pouco. De seguida deita-se o leite de coco até que fique um molho consistente. Deixa-se assim a cozinhar até que todo o peixe esteja practicamente cozinhado (No final deitei o peixe que já tinha da refeição anterior) e colocam-se por fim os mexilhões a cozinhar tb no preparado.
No final, desliga-se o fogão e deitam-se coentros picados para enfeitar.

À parte prepara-se então um arrozinho branco e, na água de cozer o arroz, deixam-se também cozer as cabeças dos camarões que se deixaram de lado, para que o arroz fique com o gosto a marisco.

Bom apetite!

Um comentário:

argas disse...

Ficou memso com bom aspecto! Nunca fiz mas está na lista há algum tempo!