quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bacalhau com Camarão na Abóbora

Andava doida para experimentar isto, depois de ter visto a receita no blog da colheu de pau. Como tinha metade de uma lata de leite de coco em casa, e também tinha postas de bacalhau, toca de ir comprar o resto dos ingredientes.
Ficou ótimo e é, realmente, uma receita para impressionar convidados.


















Ingredientes (Para 3 a 4 pessoas):

1 abóbora menina pequena
2 postas de bacalhau
200g de miolo de camarão + 4 camarões congelados calibre 20/30 para fazer o caldo de camarão
1 cebola
1 dente de alho
100ml de leite de coco
caldo de camarão q.b (fiz com as cabeças e cascas dos camarões que cozi)
1 tomate maduro pelado
azeite q.b
cebolinho ou coentros frescos picados

Cuidadosamente corte uma tampa à abóbora . Limpe depois o seu interior com uma colher, limpando-a dos filamentos e das sementes mas mantendo a polpa. Como a minha abóbora tinha demasiada polpa para as pessoas que eram, retirei um pouco à volta e guardei para usar depois na sopa.
Embrulhe-a em papel de alumínio e leve a abóbora assar no forno (inteira) e voltada para baixo, a 200ºC cerca de 1h ou até sentir a polpa da abóbora macia. Retire do forno e reserve.
Entretanto escalde as postas de bacalhau em água a ferver. Retire-as ao fim de 10 minutos e depois de arrefecidas desfaça o bacalhau em lascas. Reserve.
Pique a cebola e o dente de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Deixe refogar um pouco e acrescente os camarões e o tomate picado deixando saltear. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Quando os camarões estiverem rosados, acrescente o bacalhau, o leite de coco, o caldo de camarão e um pouco de coentros. Retifique de sal e pimenta e deixe ferver uns minutos em lume brando para apurar. No final, junte os camarões que cozeu previamente para fazer o caldo.
Agora, coloque este preparado dentro da abóbora assada e sirva de imediato.
Ao retirar para os pratos, retire também parte da polpa de abóbora que, misturada com o recheio, fica muito bom.
Sirva acompanhado de arroz basmati.

Bom apetite!







Nenhum comentário: