quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Recado

À menina que há bocado me chamou burra por me preocupar com a comida dos meus filhos, devo dizer que eles não comem num prato de adulto. Comem num prato de sobremesa e coloco muito pouca comida à medida do seu estômago pequenino.
E sei que eles têm fome, porque passam o tempo a pedir pão ou outras coisas que gostam mais para além do que têm na frente.
É por isso que insisto. Porque quero que eles tenham uma boa relação com a comida, com a variedade e riqueza que existe na nossa cultura gastronómica. E acima de tudo, quero que sejam saudáveis e não dependentes de vitaminas e suplementos.

Eu própria em pequena também gostava de pouca coisa, mas com o hábito, aos poucos fui apreciando a comida e hoje posso dizer que sou uma boa boca. Aprecio a comida, a boa gastronomia, a grande variedade que existe, e tudo sem exageros e com muita conta peso e medida.

A educação alimentar também faz parte daquilo que devemos transmitir aos nossos filhos.
Se podia ser mais despreocupada? Podia...
Se podia não insistir mais? Talvez...
Se podia ser mais feliz se não me ralasse? Seria certamente.
Se estaria a fazer bem aos meus filhos? Não sei. E na dúvida, faço aquilo que melhor me parece

Balle?

3 comentários:

Bichinha disse...

Por vezes também fico frustrada, quando preparo com o maior cuidado e carinho e depois rejeitam. Como desde pequenas têm sido as cobaias de serviço da mãe vão comendo de tudo um pouco, que remédio, por norma não insisto muito, mas no geral são de boa boca, a única coisa que não vai mesmo é puré de batata, melhor assim, menos trabalho para mim, no blog tenho um separador de crianças com algumas sugestões de comidinhas, se ajudar fico contente, as minhas andam nos 2 e meio, boa sorte

Piteca disse...

Ai amiga, nem ligues a esses comentários parvos...lá porque tiveram sorte e ficaram bem devem de pensar que as outras pessoas são iguais...enfim...eu acho que fazes bem em insistir numa alimentação mais equilibrada sem dúvida, as crianças hoje em dia só querem é comer porcarias por isso é que existem tantos obesos em Portugal! Eu vi uma vez num programa do Jamie Oliver ele a perguntar aos sobrinhos qual era o prato preferido deles e o que eles responderam, foi entrecosto assado, outro falou numas massas e outro falou num gelado na brincadeira, eles não deviam de ter mais de 10-11 anos, e não os vi falar em pizzas, nem macdonalds nem nada dessas porcarias, é o que faz habituá-los desde pequenos a uma boa alimentação! Continua assim amiga que eu acho que vais por um bom caminho, sinceramente! ;)
Beijinhos doces.

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Quando chamo vc de burra é porque as mães fazem da hora da comida um inferno! Muitas vezes, a hora de sentar à mesa fica um campo de batalha entre mãe e filhos! Talvez o melhor é vcs colocarem a comida no prato deles e se comer comeu... uma hora, quando eles perceberem que desse modo(o de não comer)não chama mais atenção, vão comer... foi o que fiz com os meus 3 filhos... eu punha à mesa e a comida no prato deles e eu e meu marido comiamos a nossa comida alegremente conversando sobre filmes e carros etc, e nem olhava se eles estavam ou não comendo(um pouco de indiferença não mata ninguém de fome)! Ai eles se tocaram... muitas vezes eu penso que as crianças se unem para ver se nós mães somos fortes ou não, e, quando eles pegão o nosso ponto fraco... eu não comia porque não gosto mesmo de comida... meu prato preferido é um arrozinho branco bem quentinho, sem sal e sem óleo