segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A obesidade das crianças

É nesta altura do ano que me apercebo do flagelo que é a obesidade infantil. É nas praias que este problema mais se revela, quando se despem as roupas e se veem as barriguitas penduradas e as maminhas proeminentes (mesmo sendo rapazes). Ele é pacotes de bolachas de chocolate o tempo todo, bolas de berlim, bolos e gelados. Sumos de todas as cores e de todos os géneros, pizzas, batatas fritas e molhos estão sempre presentes.
Este ano estive por 2 vezes em hotéis de regime Tudo Incluído e deu bem para ver o regime alimentar das nossas crianças. Houve uma vez que não consegui disfarçar a minha admiração quando uma menina, que não tinha mais de 5 anos e estava na mesa ao lado da minha, após comer frango assado com arroz e feijão preto (era dia de churrasco e o prato estava bem cheio), ainda foi buscar como reforço mais 3 fatias de pizza. Se aquele estômago pequenino come assim tanta coisa, é normal andar sempre a pedir que seja alimentado.
Os hábitos alimentares são realmente uma peça fundamental no combate a este problema e o exemplo tem de vir necessariamente de casa.
Férias são férias e os meus filhos também se lambuzam nestas alturas com mais sumos e gelados que o habitual, mas não exageremos. Tudo tem limites. E aquilo que vejo no dia-a-dia, mesmo na escola deles, em que o lanche matinal das crianças passa sempre por bolachas recheadas de chocolate, é-me demasiadamente escandaloso.

Um comentário:

Desbocado disse...

Coitadas dessas crianças cujos pais são negligentes... alguns casos chegam mesmo a ser "nojentos" e (agora o meu momento hipócrita): Alguém devia fazer alguma coisa.

DESBOCADO!

http://comentadordesbocado.blogspot.pt/