segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pudim Molotof

E como o prometido é devido, aqui segue a minha primeira experiência com este famoso pudim.
Fiz um leite-creme para a ceia de Natal e, tal como todas as pessoas, fico a olhar para as claras e a pensar:
- E agora o que é que eu faço com isto?
Não gosto de farófias, por isso, resolvi ser mais ousada e arriscar este docinho. Não fazia parte da minha ementa pelo que, em último caso, corria mesmo mal e eu não o punha na mesa.
Mas é tão simples, tão simples...que realmente é uma pena não aproveitar.


Ingredientes:

6 claras
caramelo líquido
8 c. sopa de açúcar rasas

Ligue o forno a 150º.
Forre uma forma de buraco com caramelo líquido (usei de compra). Bata as claras em castelo bem firme e vá adicionando as colheres de açúcar enquanto estão a bater. As claras devem ficar mesmo no ponto em que se vira a tigela de cabeça para baixo e estas não caem.
Encha a forma com as claras e alise a superfície.
Encha um tabuleiro de água e coloque lá dentro a forma. Leve assim ao forno deixando que a forma fique em banho-maria. Deixe no forno a 150º por 30 minutos até que a superfície fique tostada.
No final abra o forno só um pouco, e deixe o pudim arrefecer assim dentro do forno. Desenforme quando estiver morno, para que não parta nem agarre.

Bom apetite!  

Um comentário:

mãe desmiolada disse...

Tem óptimo aspecto!
Eu nunca me aventurei a fazer um (precisamente porque tinha a ideia que era muito difícil e que ia ficar uma porcaria), mas agora estou tentada :)
Da próxima vez que fizer leite creme, em vez de fazer o bolo de claras, vou experimentar o molotof.
obg.