segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lombo de Porco Recheado com Maçã e Ameixas

O lombo de porco é daqueles pratos que se podem fazer de 1001 formas. Tinha um destes lombos congelados para fazer num qualquer fim de semana, e ontem comprei uma batata doce para condizer. Sendo assim, saiu este belo lombo, cujos sabores se misturaram em travos de agridoce que podem não agradar a todos os paladares. Ao meu agradou, e fez uma refeição diferente que sabe sempre muito bem.

Ingredientes (Para 2 a 3 pessoas):

1 kg de lombo de porco
cerca de 10 ameixas secas
2 maças gala
sal e pimenta q.b
100ml de vinho branco
1 batata doce grandinha
1 cebola média

Comece por colocar as ameixas secas de molho cerca de 10 minutos, para amolecerem e se poderem descaroçar com facilidade. Descasque e corte uma das maçãs em cubinhos pequenos e reserve.
Com uma faca, abra um buraco no centro do lombo de porco em todo o comprimento e coloque lá dentro as ameixas e os pedacinhos de maçã alternados. Tempere o lombo com sal e pimenta e coloque-o num pirex para levar ao forno.
Junte a cebola cortada em gomos de 8, a batata doce cortada em pedaços (sem a descascar) e a outra maçã cortada em pedaços.
Reque tudo com o vinho branco e tape o pirex com uma folha de alumínio.
Leve ao forno a 150º por cerca de 2h. A 20 minutos do final da assadura, retire a folha de alumínio e deixe tostar um pouco por cima.

Bom apetite.

Nenhum comentário: