domingo, 30 de outubro de 2011

Bacalhau cozido em cama de puré de grão e espinafres, com ovo a cavalo.

Não resisti a experimentar esta receita que me cativou logo no primeiro instante em que a vi.
Não a segui à risca, mas a inspiração vem toda de lá. E depois de a experimentar, ainda me cativou mais. Se este ano a consoada for em minha casa, o prato de bacalhau vai ser, decididamente, reinventado.


Ingredientes: (Para 2 pessoas):

2 postas de bacalhau
1 folha de louro
1 lata de grão cozido
leite q.b
noz moscada q.b
pimenta q.b
2 mãos cheias de espinafres
1 dente de alho
azeite q.b
1 batata cozida grande
2 ovos

Comece por cozer o bacalhau em água fervente com a folha de louro. Retire-o, desfaça-o em lascas, e reserve a água da cozedura.
Escorra o grão, coloque-o num tacho, regue com um fio de leite, e deixe-o cozinhar uns minutos no leite.
Esmague-o, e tempere de pimenta e noz moscada. Deite mais leite se vir que ainda não tem a consistência desejada. Passe-o pelo passe-vite para se ver livre das peles e reserve.
Numa frigideira, coloque um fio de azeite e o dente de alho esmagado. Deixe refogar um pouco até que o azeite ganhe o sabor do alho, e junte os espinafres. Salteie uns 2 minutos e retitre do lume.
Na água onde cozeu o bacalhau, leve-a a ferver novamente, e escalfe os 2 ovos apenas por 2 minutos para que a gema não chegue a cozer por completo.
Disponha agora nos pratos, uma colher cheia de puré de grão, os espinafres salteados, as lascas de bacalhau por cima e, no final de tudo, o ovo escalfado e escorrido.
Disponha 2 quartos de batata cozida ao lado, e regue com um fio de azeite.

Simply Dellicious :)

Nenhum comentário: