terça-feira, 19 de outubro de 2010

Crepes Chineses

No passado fim de semana aventurei-me a fazer crepes chineses :). Tinha demasiados legumes no frigorífico e como tive medo que se estragassem, tentei aproveitá-los para os crepes.

O recheio devo dizer que ficou divinal!
Já a massa, embora tivesse dado conta do recado, acabou por ficar muito oleosa, pelo que é mesmo preferível comprar já a massa feita em lojas de produtos chineses. De qualquer forma a receita da massa que fiz tirei-a daqui.

O recheio é da minha autoria e passo a descrever:

Ingredientes para 12 crepes:

100g de espinafres
1/2 courgette cortada em cubinhos pequenos
2 cenouras raladas
1/2 alho francês cortado em tiras fininhas
150g de cogumelos frescos (se arranjarem cogumelos chineses melhor ainda)
1 lata de 6 salsichas
molho de soja q.b.
azeite q.b.

Numa frigideira larga, deite um fio de azeite generoso. Quando estiver quente, coloque os espinafres, a cenoura ralada, o alho francês e a courgette e deixe saltear até todos os legumes estarem já bem cozinhados.
Deite os cogumelos também partidos em pedacinhos pequenos e continue a saltear. Regue todo este preparado com o molho de soja, de forma a que note uma tonalidade castanha no preparado (já não precisará de sal dado que o molho de soja o substitui). Deixe apurar mais um pouco e retire do lume.
À parte retire as salsichas da lata e corte-as longitudinalmente em fatias estreitas.

Pode então começar a preparar os crepes.
Coloque um pouco do recheio de legumes no centro da massa de crepe, coloque por cima cerca de 3 fatias fininhas de salsicha e feche o crepe, dobrando os lados opostos. Para que fique bem fechado, junte um pouco de água e farinha num copo de forma a que forme uma cola, e passe-a depois nas partes do crepe que vão servir para o fechar.

No final, leve-os a fritar em óleo bem quente.

Para quem tem crianças como eu que não gostam de ver nada "verde" no prato, coloquei uma salsicha inteira enrolada numa fatia de queijo dentro do crepe e foi um sucesso.

Bom apetite

2 comentários:

akombi disse...

que belos crepes nhamiii.


gostamos bastante de crepes com legumes, um dia destes comprei no intermarché ( zona dos congelados) umas chamussas de legumes, tb muito deliciosa.

Papinha Doce disse...

Adoro crepes chineses de legumes, e os teus estão com ótimo ar.

Beijinho
Papinha Doce