sábado, 21 de abril de 2012

Ser turista em Lisboa

Quando vamos de férias para outras cidades visitamos tudo. Museus, igrejas, jardins, palácios. Já que lá estamos, temos de aproveitar não é? Vamos largando moedas do bolso de local em local, tiramos fotografias e vamos saindo mais ricos de conhecimento por todo o lado.
E depois, esquecemo-nos que na terra em que vivemos (no meu caso Lisboa), onde existem tantos ou mais locais turísticos que nas outras cidades e não visitamos nada, mesmo que muitas vezes seja de graça. Damos tudo por adquirido e nem imaginamos o que anda por aí, mesmo que passemos ao lado de pérolas arquitetónicas diariamente. Pelo menos por mim falo.
E nestes 2 últimos fins de semana tenho contrariado essa tendência. No Domingo passado andei com os miúdos a saltitar pelo museu da marioneta. Este Sábado fui visitar um edifício consignado a uma religião que não a católica, e fiquei abismada com a dimensão e com toda a riqueza histórica e cultural que por ali se respira. Realmente nós somos muito pequeninos no meio de toda esta sociedade. E às vezes não fazemos mesmo ideia do que (con)vive mesmo debaixo do nosso nariz.

Um comentário:

akombi disse...

é bem verdade, acho que vamos adiando com "um dia vou lá" e esse dia nunca mais chega.

engraçado, hoje fui á missa, coisa rara, e levei a mais nova pela 1ª vez, ela diz que gostou, e um dos pensamentos foi esse "visitar algo que não a religião católica para ela ter noção e poder escolher, a religião não tem que ser imposta".

que venham mais passeios (¨,)