terça-feira, 24 de abril de 2012

Estou em estado de choque


Miguel Portas morre aos 53 anos

"O fundador do BE, Miguel Portas, faleceu hoje por volta das 18:00 no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de doença prolongada.
O eurodeputado, de 53 anos, descobriu que tinha um tumor maligno no pulmão direito, em 2010, em exames de rotina em Bruxelas, tendo sido posteriormente sujeito a uma cirurgia no Instituto Português de Oncologia.

Miguel Portas faleceu esta tarde, por volta das 18 horas, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia.

“Encarou a sua própria doença como fazia sempre tudo, da política ao jornalismo: de frente e sem rodeios. Teve uma vida intensa e viveu-a intensamente. Durante toda a sua doença continuou sempre a cumprir as suas responsabilidades e estava, neste preciso momento, a preparar o relatório do Parlamento Europeu sobre as contas do BCE”, escreve o BE em comunicado.


Jornalista, fundou o “Já” e a Vida Mundial, das quais foi diretor. O fascínio pelas culturas do mediterrâneo levou-o a viajar e a conhecer profundamente esta região, sobre a qual escreveu dois livros e realizou um documentário. 


Activista contra a ditadura desde jovem, foi preso tinha ainda 15 anos. Militante do PCP entre 1974 e 1989, esteve sempre empenhado na transformação da esquerda. Fundador do Bloco de Esquerda, foi o cabeça de lista nas primeiras eleições em que o movimento foi a votos, as europeias de 1999. Um dos principais impulsionadores do movimento que ajudou a crescer, Miguel Portas foi eurodeputado do Bloco de Esquerda desde 2004 e dirigente nacional desde a fundação do movimento. 


“A Comissão Política do Bloco de Esquerda apresenta os mais sentidos pêsames aos seus filhos e a todos os familiares, amigos e camaradas. Nos próximos dias serão anunciadas as cerimónias evocativas da sua memória”, conclui o comunicado."

in Público

......

Eu só sabia que ele tinha tido um problema de cancro. Nunca mais soube de nada, já o tinha visto inclusivé no programa do Herman a falar do susto que tinha tido. Não fazia ideia que estava neste estado. 
Fui apanhada de surpresa. Estou mesmo em choque...literalmente

Um comentário:

akombi disse...

qd foi divulgado nos meios de comunicação a doença sempre disseram que era grave...se calhar foi por isso que a mãe dele,Helena sacadura cabral não esteve presente na rubrica que tem no programa "querida júlia" com o mário zambujal, em substituição dela esteve a Maya \o/