segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lasanha de Frango com Ricota

Resolvi experimentar esta receita depois de ter visto a da Su que me parecia tentadora.
Não a segui à risca, tanto em ingredientes, como em quantidades, que tive de adaptar à malta cá de casa. Não posso dizer que tenha adorado e que tenha ficado uma receita deslumbrante. Ficou boa, mas esperava um sabor mais agradável. O queijo ricota em vez do tradicional béchamel deixa o molho mais grosso e menos cremoso, e os miúdos fizeram-se esquisitos. Mas valeu a pena experimentar.



Ingredientes (Para 2/3 pessoas):


6 placas de lasanha pré-cozinhadas
2 peitos de frango
1 c. sopa de colorau
1 c. sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho
1/2 lata de cogumelos laminados
coentros q.b
azeite q.b
1 embalagem de queijo ricota
sal q.b
6 nozes

Para o molho:
1/2 lata de tomate pelado e em pedaços
1 c. sopa de polpa de tomate
coentros moídos q.b
sal q.b
queijo parmesão q.b
1/2 cebola picada

Comece por cozer o frango em água com sal temperada com o colorau, os 2 dentes de alho e 1 colher de sopa de polpa de tomate. Deixe que cozam apenas 5 minutos para que não fiquem secos. Reserve e quando esfriar um pouco desfie-os. Junte o queijo ricota ao frango e reserve.
Numa frigideira salteie os cogumelos em azeite, com coentros e nozes picadas. Junte este preparado à mistura de frango e ricota e envolva tudo.
Agora para o molho, deite um fio de azeite num tacho, junte a cebola e deixe refogar um pouco. Junte o tomate pelado, a polpa de tomate e os orégãos. Deixe apurar alguns minutos e triture tudo.
Num pirex de ir ao forno, deite metade do molho de tomate no fundo, e coloque as 2 primeiras placas de lasanha. Coloque o preparado de frango por cima, e volte a colocar mais 2 placas em sentido inverso. Junte mais preparado e mais 2 placas de lasanha. Deite o restante molho de tomate por cima e polvilhe com queijo parmesão (ou mozarella se tiver).
Leve ao forno 20 a 30 minutos a 200º.

Bom apetite!

3 comentários:

teardrop disse...

Pelo aspecto e descrição parace-me deliciosa! Vou levar a receita :)
Beijinhos

Rumo aos 30 disse...

Tenho q experimentar!
Acabei de conhecer o blog e vou já seguir! :D estu a perder-me aqui :P

Francesca disse...

Bem vinda, pizza :)