segunda-feira, 5 de março de 2012

Risotto de abóbora e camarão

Acontece-me muitas vezes, não ter vontade de comer nem carne nem peixe. E nessas alturas, procuro um prato alternativo que seja ligeiro, diferente, mas que me encha as medidas. Um desses pratos pode ser risotto, que eu adoro e fica bem com quase tudo. E desta vez resolvi fazê-lo com uma mistura de vegetariano e de peixe. Uma boa alternativa.




Ingredientes (Para 2 pessoas):


150g de abóbora
12 camarões calibre 60/80
30g de margarina
sal e pimenta q.b
1 cubo de caldo de peixe
Arroz carneroli para 2 pessoas
1/2 cebola pequena
azeite q.b
2 c. sopa de queijo parmesão
1 copo de vinho branco
3 palitos de delícias do mar

Numa frigideira, deite a margarina e deixe-a derreter. Coloque a abóbora em cubos e deixe a cozinhar em lume brando até que esta se comece a desfazer (atenção que demora entre 15 a 20 minutos).
Num tacho à parte, leve a água a ferver com sal e um pouco de cebola, e deite os camarões não deixando mais de 3 minutos, para que fiquem no ponto. Retire-os do lume e deixe-os arrefecer para que os possa descascar.
Num tacho largo, coloque a cebola bem picadinha, o azeite e deixe refogar. Junte o arroz e vá mexendo para não pegar. Junte o vinho branco e continue a envolver até absorver todo o líquido. À parte, ferva 1 litro de água com o caldo de peixe, e vá deitando sobre o arroz aos poucos, deixando-o absorver e cozer lentamente.
Quando vir que o arroz está quase pronto, esmague a abóbora com um utensílio próprio, e acrescente-a ao arroz. Junte também os camarões já descascados e cortados em pedaços e as delícias do mar às fatias. Junte o queijo parmesão e envolva tudo muito bem.
Sirva com uma salada mista e...Bom apetite!

Nenhum comentário: