segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lombinho de Porco com Abóbora Assada e Requeijão

Já andava para fazer este receita há algum tempo, que me foi dada por uma colega. Agora que as abóboras abundam, lá fui experimentá-la. E devo dizer-vos que é uma maravilha. Até a minha piolha que é esquisita à brava com comida, adorou. Este acompanhamento de abóbora pode ser feito para qualquer prato de carne, mas eu hoje acompanhei com lombinho de porco, cujo casamento foi perfeito.


Ingredientes (Para 3 pessoas):

2 lombinhos de porco
pimentão doce
5 ou 6 alhos esmagados
sal e pimenta q.b
vinho branco q.b
300g de abóbora
1 requeijão
1 cebola
azeite q.b
pão ralado q.b

Comece por temperar a carne, regando-a com o vinho branco, e salpicando pimentão doce por cima dos lombinhos.
Esmague os alhos e espalhe-os pela carne, e tempere depois com sal e pimenta. Reserve a carne no frigorífico algumas horas antes de assar, preferencialmente de um dia para o outro.

Num tabuleiro de ir ao forno, faça uma cama com a cebola às rodelas e regue com azeite. Deite a abóbora cortada em fatias finas por cima desta cama, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Desfaça o requeijão e deite-o por cima deste preparado e, por fim, o pão ralado para cobrir tudo.
Leve a forno pré-aquecido cerca de 30 minutos, e coloque igualmente a carne noutro nível do forno. Assa assim tudo ao mesmo tempo e é uma excelente refeição.

Muito bom apetite!

Nenhum comentário: