terça-feira, 4 de junho de 2013

Não deitem já os foguetes

Dizem nas notícias, que hoje, é o 1º dia do ano para o qual os nossos ordenados (para quem ainda os tem) são finalmente para nós, e deixamos de pagar ao Estado. Muito triste! Pagamos metade de um ano para termos um sistema público com as condições básicas, sem as quais o ser humano resistiria com dificuldade: Saúde, Educação, Apoio Social. O pior, é que da forma como as coisas andam, não podemos confiar no que é público. Se tenho um problema de saúde e quero ser vista por algum médico rapidamente, vou a um hospital ou médico privado, para garantir dedicação e rapidez de atendimento. E para isso, para além do sistema de saúde pública para a qual sou obrigada a pagar, ainda pago um seguro de saúde privado. Os meus filhos, resolvi colocá-los no ensino privado, pelo menos até ao final da escola primária, para garantir que tenho professores que não faltam ou que não os colocaram, ou que estão de baixa por motivos psiquiátricos, ou porque trocam de professor sistematicamente colocando em risco a continuidade de ensino na turma. Pagamos para ter melhores estradas e continuamos a pagá-las quando lá passamos. Pagamos para ter condições de higiene e saúde básicas, e pagamos o saneamento e a taxa de esgotos. Pagamos eletricidade, e levamos com taxas encapsuladas de comunicação e o diabo a quatro. Compro um carro com o dinheiro que poupei, mas anualmente pago o imposto de circulação porque ninguém me manda andar com ele. Afinal para que o comprei? Tendo em conta que quase metade do valor de compra já foi para IVA, pago ainda mais um bocado para o usar. Ponho gasolina e uma grande parte vai para o Estado. Vou às compras e pago IVA por cada produto que compro, seja ele o básico pão ou leite, como um bolo ou um sumo que compre. Tudo igual. Como moramos numa casa e não obrigámos o Estado a dar-nos uma casa social para deitarmos a barraca abaixo, temos de pagar IMI anualmente que é uma valente fatia de um ordenado (mais de metade). Na fatura da água, não sei se já repararam, mas pagamos mais de impostos (para aí o dobro) do que de água propriamente dita.
E depois disto tudo, ainda acham que hoje é o dia no qual deixamos de pagar impostos? Não me parece. Deixamos de os pagar diretamente no ordenado! Na vida, já só falta mesmo pagar imposto para respirar.
E por tudo isto, sinto vergonha de ser portuguesa. Porque permito que me roubem desta forma sem que eu nem ninguém façamos nada para o impedir. Ficamos a ver, a dizer mal de tudo e de todos, e o mais que fazemos é ir a manifestações!

Um comentário:

Teresa disse...

ASSINO POR BAIXO!!!!