sábado, 8 de junho de 2013

Tarte de atum com ovos cozidos

Esta tarte é deliciosa. A receita é da minha mãe que a fazia desde que eu era miúda. Como é uma tarte bastante calórica, não é aconselhável comê-la com muita frequência. Mas assim, de vez em quando, faz sucesso em qualquer lugar. Foi a primeira vez que a fiz desde que tenho filhos já com memória gastronómica, e foi um sucesso para eles também. Ah, e também se faz num instante, com massa e tudo.






















Ingredientes:

Massa:

200g de farinha
100g de margarina
1 ovo
1 c. sopa de leite
sal q.b

Amasse tudo, deixe repousar uns 15 a 30 minutos e estenda a massa com a ajuda de um rolo. Forre uma tarteira com fundo amovível de modo a que não fique nenhum furo.

Recheio:

50g de margarina
40g de farinha de trigo
0,5l de leite
sal q.b
pimenta q.b
noz moscada q.b
gotas de sumo de limão
3 ovos cozidos
2 latas de atum
salsa picada para polvilhar
4 c. sopa de maionese

Deite a margarina num tacho, junte-lhe a farinha e mexa. Junte-lhe o leite em fio, mexendo sempre para não formar grumos. Deixe ferver 1 ou 2 minutos, retire do lume e misture-lhe a maionese. Tempere a seu gosto com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Descasque os ovos, corte-os às rodelas e espalhe-os no fundo da forma. Escorra muito bem o atum e espalhe-o sobre os ovos. Cubra com o molho e leve a cozer em forno moderado cerca de 30 minutos. Depois desenforme e sirva polvilhado com salsa picada.

E tenham um muito bom apetite!

2 comentários:

teardrop disse...

Devia estar uma delícia!

Francesca disse...

Garanto que estava! :)