quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Terror de uma RM

Uma RM é uma ressonância magnética. E eu hoje fui fazer uma. É que nem vos conto. Por 2 vezes ía desistindo do exame. Primeiro porque não conseguia estar completamente imóvel e entalada (literalmente) com talas dos dois lados da cabeça, mais um objeto por cima da testa e enfiada depois por um tubo adentro.
Tive de ficar cá fora a respirar fundo uma série de vezes até conseguir entrar para a primeira parte do exame. Estava quase a terminar a 1ª fase, quando abro os olhos, vejo-me naquele cubículo horrível, o coração começa a saltar-me peito fora e tive de tocar o alarme. Lá vieram falar comigo, lá disseram que só faltavam 4 minutos para a primeira parte e que depois fazíamos um intervalo.
Antes da segunda parte já estava novamente com palpitações e faltas de ar. Estive uns 10 minutos a convencer-me para ir lá para dentro. Percebi entretanto que o segredo para não entrar em paranóia era mesmo nunca abrir os olhos. Fiquei ali, a contar os cerca de 20 minutos pelos dedos, com a certeza de que estaria prestes a acabar. E lá me aguentei. Ao todo, estive cerca de 40 minutos enfiada naquele tubo. Foi horrível. O exame que mais me custou fazer até hoje.
Venham análises sanguíneas, venham toques obstétricos, venham tratamentos dentários. Tudo, menos isto!
Acabei a desconfiar que devo ter uma qualquer espécie de claustrofobia. Foi mesmo horrível, E agora, que já estou aqui sã e salva na minha casinha, ainda sinto todos os músculos dos braços cansados, tal foi a tensão acumulada que aguentei durante aqueles longos minutos. Por isso, vou ali agora descansar no meu sofá, e ver se esqueço o trauma de hoje.

4 comentários:

flor disse...

Só de ler isto, fiquei nervosa. Nem quero pensar se fosse comigo :(

Isa disse...

Eu também me sinto assim,e também acho que sou um pouco claustrofóbica porque até dentro de um elevador me sinto atrofiada. Eu fiz uma RM em janeiro e estive sempre de olhos fechados porque sabia que se os abria, tinha de fugir logo .

Teresa disse...

Nunca fiz esse exame,mas só de ler fiquei em pãnico! Já pensei muitas vezes quando vejo na tv imagens das pessoas a entrar naquilo,que se fosse comigo quando fosse a entrar gritava!!!

akombi disse...

Fiz um tac á cabeça á pouco tempo e fica se com a cabeça fechada com aquilo a rodar, senti quase o que descreves, e. Não sei se foram os nervos mas sempre que aquilo rodava, como que a tirar fotos, senti uma pressão como se me tivessem a cortar a cabeça ás postas.......o importante o exame deu tudo normal, no entanto os meus sintomas continuam, mas já não me queixo para não me mandarem fazer uma ressonancia, só de imagnar quase sinto o que descreves.