E hoje lá fiz uma pausa no marasmo da culinária dos últimos dias, e predispus-me a fazer uma receita baseada num dos panfletos do pingo doce.
Não ficou excecional, mas eu gostei. Um sabor diferente de vez em quando.
Ingredientes (Para 2/3 pessoas):
450g de lulas limpas com os tentáculos
4 azeitonas pretas descaroçadas
1/2 tomate maduro
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 copo de cuscus
vinho branco q.b
azeite q.b
coentros picados q.b
umas gotas de sumo de limão
Comece por colocar os dentes de alho fatiados num tacho para ir ao lume. Regue com azeite e envolva alguns minutos. Junte os tentáculos das lulas picados, o tomate partido em pedaços pequenos e deixe cozinhar só até alourarem. Junte as azeitonas picadas e os coentros. Envolva uns segundos e reserve.
Num tacho, deite 1/2 copo de água e deixe levantar fervura. Junte o cuscus e apague o lume. Separe os grãos de cuscus com um garfo. Junte o preparado dos tentáculos com o cuscus e reserve.
Recheie as lulas com este recheio.
Na mesma panela onde cozinhou os tentáculos, corte a cebola às rodelas, junte mais um fio de azeite e deixe refogar. Junte as lulas já recheadas e cubra com vinho branco. Deixe em lume baixo com o tacho tapado cerca de 20 minutos. No final, regue com umas gotas de limão e sirva acompanhado de umas rodelas de batata frita. Na imagem, o cuscus que veem, é o resto do recheio que não foi usado.
Nesta receita, não usei uma única pitada de sal, e garanto que também não fez falta :)
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário