segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Das festas de anos das criancinhas

Eu já não consigo tolerar com naturalidade as festas de anos das criancinhas, com a turma inteira ao molho num qualquer sítio de divertimento dito megalómano. Já não consigo!
Não consigo perceber como é que estando nós mergulhados até à ponta dos cabelos numa crise sem precedentes, continuam a fomentar nas crianças que se pode fazer tudo da mesma maneira, sem olhar a gastos, assim tudo mesmo à grande.
Pior: Quando as crianças fazem anos em Julho ou Agosto, adiam a estúpida da festa para Setembro, para poderem mostrar aos outros (aos outros Pais, pois claro), que também podem ter uma festa de arromba, cheias de crianças que já não estão de férias e a borrifarem-se para a festa dos seus filhinhos, de insufláveis, da saturação das pinturas na cara, e do rol de porcarias que lhes enfiam no pipo, já para não falar dos saquinhos infelizes que se trazem para casa para juntar aos outros, e acabarem, muitas vezes, no caixote do lixo passados 6 meses. E depois há as prendas. Às quase 2 dezenas de miúdos que vão à festa, enfiam as prendas num saco para levarem para casa e verem mais tarde. Nem sequer podem abrir as prendas à frente dos convidados tal seria a confusão. Será que vão algum dia saber que é falta de educação não se abrirem as prendas à frente de quem as oferece?
A sério. Será que estas festas são minimamente pedagógicas? Principalmente quando os miúdos começam a ter um grupo de amigos mais restrito, isto faz algum sentido? Há por aí algum pedagogo, psicólogo infantil, pedo-psiquiatra que me possa responder?
É que eu sou uma verdadeira extraterrestre neste campo. Nunca convidei a turma inteira, nunca fiz a festa num sítio de festas infantis e ter de pagar um balúrdio, nem nunca fiz saquinhos para os convidados.
A festa é restrita, vive-se intensamente com os mais chegados, e pronto. Não chegará?

3 comentários:

Teresa disse...

Nem Mais!! Assino por baixo!!!!

Francesca disse...

Ah!!!
Alguém que concorde comigo :)
Tão bom!

Anônimo disse...

Eu faço festa para os meus filhos, ele já por 2 vezes que convidei a turma toda, apenas vieram os mais chegados, mas ele não quiz descriminar ninguem, sinceramente, acho que ou se convida 3 ou 4 ou então todos, pois quanto a mim é ma educação deixar de fora apenas 2 ou 3. Mas o meu filho faz anos em junho tenho um quintal e aproveito o espaço pois a casa é pequena. Com a mais nova a coisa é diferente apenas tem 4 anos, nunca convidei colega nenhum e como faz anos em março, acho que nunca vai convidar mais do que 3 ou 4 colegas. Sei que vai ser dificil explicar-lhe isso, mas não tenho casa para isso, e sinceramente esta fora de questão alugar espaços, tanto pelo valor como pela impessoalidade do espaço, para não falar no horror que são as ementas! Mas o que é crto é que os miudos gostam...

Ana