quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Alguém me explica

Que história é esta agora das faturas e de as registar no portal das finanças e blá blá....?
E por que é que agora até nos correios quando pago 1,30€ por uma encomenda me perguntam se quero nº de contribuinte na fatura?
É que não me tenho concentrado neste tipo de notícias e tenho cá a sensação de que há algo de importante que me começa a escapar.

Agradecida

4 comentários:

alva quase transparente disse...

Muito simples. A ideia geral é que tudo fique registado, tudo facturado.
Se pedir factura com n contribuinte, esses dados ficam automaticamente registados no portal das finanças (agr tds as empresas têm programa de facturação "ligado" ao site das finanças).
Se pedir sem número de contribuinte, terá que as "validar" para serem aceites cm despesa. E a novidade é que pode ir à sua pagina das finanças e "submeter" a factura, colocando lá todos os dados.
Na realidade o objectivo é o mm. Cruzar todos os dados. Duas formas de o fazer.
Alias na realidade se der o nif nem precisa do papelinho porque automaticamente esta registado nas finanças.

alvaquasetransparente.blogspot.com

Espero ter ajudado

Francesca disse...

Ah....muito obrigada. Então vou passar a pedir com nº de contribuinte, que assim é mais prático e faço papel de boa cidadã não é verdade?

Muito obrigada :)

Teresa disse...

E não só;ajudamos na fuga ao fisco! Os Comerciantes Portugueses estão muito mal habituados,ainda perguntam se queremos fatura,não têm que perguntar ! É OBRIGATÓRIO!Ao pé de mim há um café(e deve haver muitos por aí,cabeleireiros etc,),que continua a não dar fatura e não regista as pequenas despesas,chamei a atenção,e nunca mais lá vou!

akombi disse...

Por aqui só estou informada que quem trabalha em nome individual e fatura por mês menos de 100mil€ não necessita de programa de faturação nem registadora e para isso passa manualmente a fatura e tem que a introduzir no portal das finanças até ao dia 8 de cada mês.....devia de ser bonito nós a cortar relvas e andar com a registadora atrás :D.....mas tenho a sensação que ninguém se entende, a ver vamos no que isto vai dar...se der para o torto paga sempre o "preto".