terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo de Chocolate no MicroOndas

Não sou grande fá de utilização de microondas a não ser para aquecer ou descongelar comida. Mas depois de ver esta receita não resisti a experimentar uma nova utilização do dito. Fiquei impressionada. Não que o bolo seja uma coisa do além, mas, para além de ser bem saboroso, a cobertura por cima dá-lhe um toque maravilhoso. Se precisarem de fazer um bolo rápido, já sabem. Este, depois de misturado, demorou 7 minutos no microondas e mais 1 minuto para fazer a cobertura. Milagroso mesmo. Aqui vai a minha adaptação:


Ingredientes:

100ml de óleo vegetal
150g de farinha
150g de açúcar
2 ovos
3 c. chá de fermento em pó
3 c. sopa de cacau em pó
1 c. chá de essência de baunilha
100g de chocolate para culinária
1 c. sopa de margarina
2 c. sopa de leite gordo

Unte com um pouco de óleo uma forma de silicone.
Entretanto junte numa taça a farinha com o açúcar, o cacau e o fermento. Numa outra taça junte o óleo, os ovos, a essência de baunilha e 100ml de água quente, e mexa bem. Misture os ingredientes líquidos nos ingredientes sólidos e envolva bem até obter uma massa uniforme e brilhante.
Coloque a mistura na forma previamente untada e cubra com película aderente. Leve depois ao micro-ondas, na potência máxima durante 7 minutos. No meu caso estava mesmo cozido passado este tempo. Mas se não estiver no vosso caso, deixem mais um pouco. Deixe arrefecer uns minutos, retire a película aderente e desenformar para o prato de servir.

Para a cobertura:
Numa taça que possa ir ao microondas, coloque o chocolate partido em pedaços, a margarina e o leite. Leve ao microondas em potência máxima 1 minuto. No final, se o chocolate já estiver suficientemente amolecido mexa bem e verta sobre o bolo. Polvilhe com amêndoa laminada ou outra cobertura a gosto.

Bom apetite!

PS: No dia a seguir o bolo ainda estava melhor.  Atirei-me a ele que foi obra...do diabo!

Um comentário:

comidinhas da elsa disse...

Adoro estes bolos, por vezes ao serão sai um - apetecia-me tanto um bolinho!_ e lá vou eu ou o meu mais velho fazer num instante.
Beijocas