segunda-feira, 15 de julho de 2013

A demência noturna

Já há alguns meses que noto que, ao acordar a meio da noite, e ao pôr-me a pensar em coisas mundanas, tudo me parece trágico. Todos os assuntos que possa ter em mente e que, ao acordar a meio da noite, venham à minha memória e me façam ter de raciocinar sobre os mesmos, deixam-me nervosíssima por achar que não há resolução para eles, que é tudo uma desgraça, que vai correr tudo mal, etc, etc. E este pensamento que me assola durante a noite, por ser tão negativo, deixa-me hiper ansiosa, preocupada, nervosa, o que agrava a minha situação de não voltar a conseguir dormir.
Depois, no dia seguinte, ao voltar a pensar exatamente no mesmo assunto, tudo me parece simples e, de uma forma racional, tento perceber o porquê de ter ficado tão nervosa durante a noite.
O que é um facto, é que isto já me aconteceu inúmeras vezes, e a única solução que me ocorre para que isto suceda desta forma, é realmente não estarmos na plenitude das nossas capacidades quando, por um acaso ou por obrigação, temos de acordar durante a noite e interromper o sono.
Que coisa estranha. Será uma espécie de demência noturna? De falha geral das nossas (minhas) capacidades racionais? E como ainda esta noite me sucedeu o mesmo, facto que me deixou completamente KO durante o dia pela abstinência de sono a que me obrigou a cena, resolvi deixar aqui esta curiosidade acerca da minha pessoa, e esperar que isto acabe por passar um dia destes. Se bem que, a bem dizer, só tem piorado nos últimos tempos.

2 comentários:

Teresa disse...

Se a faz ficar mais aliviada, não é só consigo que isso acontece, a mim também! E pelo que tenho lido a muita gente!

Francesca disse...

Então deve ser mesmo demência noturna! :)
E sim, fico mais aliviada