domingo, 11 de janeiro de 2015

O Rei da Madeira

Alberto João Jardim entrega hoje o cargo de Presidente do Governo Regional da Madeira a Miguel Albuquerque. Este "Rei" "reinou" quase 4 décadas o que torna inevitável que fale aqui um bocadinho sobre o assunto. Esteve à frente da Madeira quase tanto tempo como a minha existência. Deve ser muito esquisito mudar de vida passados quase 40 anos.
Fui à Madeira a primeira vez em 2005 em trabalho, e fiquei no Funchal vários dias de várias semanas. Na altura, assim que pisei chão madeirense pela primeira vez, fiquei pasma com a beleza do Funchal, do seu ordenamento, da sua limpeza, da qualidade de vida dos Madeirenses (ou pelo menos dos que viviam no Funchal), e mais pasma fiquei com a admiração de muitos dos madeirenses pelo seu "Rei". Pode ter feito muita porcaria, muita falcatrua, pode ter sido muito mal educado algumas vezes (e nós sabemos que o foi), mas a paixão que dedicou àquele pedacinho de terra no Atlântico está à vista de todos. Não sei se o testemunho fica ou não bem entregue (quer-me parecer que sim), mas sinto no Alberto João e no Isaltino Morais muitas parecenças. Aquelas que têm a ver com a paixão pela terra onde vivem, e no brio que têm em deixar trabalho feito. Por isso, e porque hoje é um dia marcante na vida daquela região autónoma, deixo aqui este post em homenagem a Alberto João Jardim que, acho, bem o merece.
Bem Haja!


2 comentários:

Anônimo disse...

Quando comecei a ler pensei: mais uma que vai dizer mal... porque muita gente o faz, mesmo sem conhecer a Madeira ou aquilo que o AJJ fez pela sua ilha. Mas fiquei feliz que o comentário fosse exatamente o oposto. Ainda bem que gostou de conhecer a ilha e espero que tenha sido bem recebida. Como deve ter percebido, sou madeirense e tenho muito orgulho na minha terra. O AJJ fez de facto muito por esta terra. Temos uma cidade linda, o Funchal, e á volta da ilha, apesar de não ser desenvolvido como a cidade principal, estamos muito bem servidos em termos de Centros de Saúde, Hóteis e lugares magnificos para visitar.
Obrigada pelo testemunho
Um beijinho
Carla Nunes

Francesca disse...

Olá Carla. Sim gostei muito da Madeira, o ano que passou voltei lá novamente e até fiz levadas com as crianças. É, de facto, uma ilha lindíssima, e muito à conta do trabalho do AJJ.