sábado, 17 de janeiro de 2015

Filetes de Peixe Galo Com Açorda

Adoro este peixe. Mas é caro para caramba, e normalmente muito grande quando o vejo à venda, por isso não corro grandes riscos. Mas hoje, havia um com tamanho perfeito na bancada do peixe do supermercado. E eu não lhe resisti. Dá uma trabalheira tirar os filetes ao bicho, porque aquilo é picos por todo o lado, e a pele sai com muita dificuldade. Depois desta trabalheira, os filetes, curiosamente até saem bem, porque já são despegados na parte do lombo. Mas à parte destas dificuldades, o resultado valeu bem a pena.


Ingredentes (Para 2 pessoas):

1 peixe galo com cerca de 800g a 1kg
sal q.b
raspa e sumo de 1/2 limão
alho moído q.b
pão para açorda
azeite q.b
2 dentes de alho
1 cenoura
1 folha de louro
pimenta q.b
1 ramo pequeno de salsa
coentros q.b

Comece então por preparar o peixe de forma a retirar-lhe os filetes. Cuidado para não se picar nos imensos picos do bicho (eu ainda levei uma ou outra ferrada, mas nada de grave...), e reserve-os.
tempere os filetes com um pouco de sal, alho moído, raspa e sumo de meio limão.
À parte, faça um caldo de peixe com os restos do peixe (espinha, cabeça e peles), juntando a cenoura cortada aos bocados, a pimenta moída, sal, louro e salsa. Deixe cozer cerca de 6 minutos e retire do lume.
Corte o pão aos cubos e cubra-os com um fio de azeite. Junte um pouco do caldo para ir amolecendo o pão. Num tacho largo deite os alhos muito bem picadinhos e uma porção de azeite que cubra o fundo. Deixe refogar um pouco e junte o pão. Mexa, e esmague-o com um esmagador de legumes. Vá deitando caldo e mexendo de forma a que a açorda fique bem molhada. Junte os coentros picados e envolva tudo.
Entretanto passe os filetes por farinha e ovo batido e leve-os a fritar em óleo bem quente.
Caso sobre um pouco de ovo batido (a mim sobrou-me) junte-o à açorda já fora do lume, e sirva de imediato com os filetes.

Bom apetite!

Nenhum comentário: