quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Massa Gratinada Com Atum e Legumes

Ontem esqueci-me de deixar algo a descongelar para fazer no jantar de hoje, e ando um pouco farta de comer comida que tenha de ser descongelada no micro ondas. Nunca fica com ar e sabor fresco, pelo que tento evitar. Assim, vi esta receita por acaso, e decidi durante o dia que seria o meu jantar. Fi-la praticamente igual, acrescentando apenas umas raspas de queijo parmesão antes de ir ao forno. Ficou uma delícia.


Ingredientes para 3/4 pessoas:

1 cenoura
1 cebola pequena
2 dentes de alho
3 latas de atum
azeite q.b
25g de margarina
farinha q.b
leite q.b
250g de espinafres 
massa pene q.b
meia lata de tomate aos pedaços
orégãos q.b
sal e pimenta q.b
noz moscada q.b
queijo parmesão ralado q.b

Comece por refogar a cebola, os alhos e a cenoura bem picadinhos com um pouco de azeite. Junte o tomate e tempere de sal, pimenta e orégãos. Deixe cozinhar em lume brando até apurar.
À parte, coza a massa em água fervente com sal até ficar al dente. Tembém à parte, coza os espinafres em água com sal somente alguns minutos e, depois de escorridos, pique-os.
Quando o tomate já estiver cozinhado, junte o atum, os espinafres e a massa cozida.
Faça um pouco de molho béchamel com a margarina, farinha e leite, e quando estiver cremoso tempere com um pouco de noz moscada.
Coloque o preparado de massa num pirex para ir ao forno e, por cima, deite o molho béchamel. Raspe um pouco do queijo parmesão para cima e leve ao forno cerca de 10 min. a 200º

Bom apetite!


Nenhum comentário: