domingo, 15 de junho de 2014

Madeira Bonita

Há 9 anos que não ía à Madeira. Há 9 anos atrás, mais coisa menos coisa, passei 2 meses da minha vida a ir e a vir todas as semanas à pérola do altlântico, por motivos profissionais. A minha vida naquele local cingia-se ao Funchal e às imediações da Câmara Municipal, onde na altura tinha trabalhos para fazer.
De todas as vezes que lá ía, olhava em volta para aquela terra montanhosa com casinhas por toda a encosta, e pensava que queria lá voltar, mas sem ser em trabalho, para poder apreciar a verdadeira beleza da Madeira. Adorava o Funchal, achava-o lindo, e queria ver mais.
Entretanto engravidei do meu filho mais velho, e as viagens tiveram de acabar. Nunca pensei demorar tanto tempo a voltar, mas já se passaram 9 anos. 9 anos depois voltei e passeei a ilha toda. Com 2 filhos pelas mãos, corremos aquilo tudo. A Madeira é muito bonita. Fizemos 2 levadas ligeiras (com os pituxos não arriscaria mais) e as paisagens foram estonteantes. Cascatas e mais cascatas, água e uma natureza lindíssima com a famosa envolvente de laurissilva. Uma das coisas que mais gostei foi o silêncio. O silêncio profundo onde só se ouvem os barulhinhos próprios de uma natureza viva. Água a cair, passarinhos, uma chuvinha de borrifos só para não nos deixar a morrer de calor.
Adorei a gastronomia. Aquele bolo do caco com manteiga de alho é qualquer coisa de divinal. O peixe espada tem uma grossura decente, e é uma delícia. A espetada de carne em pau de louro, magnífica. E as lapas, adoro lapas. Se bem que desta vez as achei um pouco rijas nos 2 lados onde as comi.
Descemos nos famosos carros de cesto que foi o delírio das crianças....e nosso também. Giríssimos! Andámos quilómetros por dia, tantos, que os meus gémeos (músculos) ficaram a doer de mais. Mas tudo valeu a pena.
Aconselho, a quem não conheça, a tirar uns dias na Madeira. Fiquei com a sensação de que entre o Alberto João Jardim e o Isaltino Morais há muitas coisas em comum. Ambos conseguiram transformar 2 terras comuns, em locais ímpares. O Funchal é tão bonito, tão arranjadinho, que nem parece uma terra portuguesa. Agora tenho de ser sincera. Entre a beleza natural de S.Miguel (Açores) e a Madeira, continua S. Miguel em primeiro lugar. Não há hipótese!
Deixo-vos algumas fotos dos nossos passeios, para vos aguçar o apetite:

Casinha típica de Santana

 Viveiros de Trutas

 Vista magnífica da Quinta do Furão

 Pequeno lago no meio de uma das nossas caminhadas

 Piscinas de Porto Moniz: Foi uma pena o tempo nesta altura não ter estado para banhos

A Natureza à nossa volta

 O fnal de uma das levadas (rabaçal - risco). A foto não mostra nem de perto nem de longe a beleza desta envolvência. Esta paisagem era sublime.

Um comentário:

clara disse...

Olá, adoro a Madeira. Vivi lá 2 anos e, por mim, tinha ficado lá.