sábado, 21 de dezembro de 2013

Eu, vencida por um pato

Comprei um pato inteiro. Já vinha limpo nas entranhas (ainda bem), mas vinha inteirinho. Não é costume eu aventurar-me assim com bichos desta envergadura, mas ele estava com um excelente aspeto ali, na prateleira do supermercado, na secção das carnes, e eu não lhe resisti.
Primeiro passo: Cortar o pato em pedaços para o colocar a cozer. Experimentei uma faca, uma maior, um facalhão, uma tesoura, e aquilo deu luta. Mas lá o cortei da maneira que consegui, e enfiei-o na panela.
Depois foi a parte do desfiar, ou melhor, cortar em pedacinhos, que aqui a menina não gosta de sujar as mãos. É que fiquei quase sem conseguir mexer um dedo de tanto cortar. Bolas! O raio do pato deu uma trabalheira desgraçada e agora está ali no forno, entalado entre duas camadas de arroz para um delicioso (assim espero) arroz de pato. Tenho um calo no dedo indicador esquerdo de tanto segurar a faca e, agora que o vou comer, espero que todo este sacrifício que fiz durante mais de 2 horas tenha valido a pena.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu cozo-o inteirinho, na panela de pressão, no meio de chouriço e cenoura. E salsa, claro. Quanto ao desfiar não há nada a fazer, mas se estiver bem cozido é fácil; aos pedaços é que nao gosto muito. A mim também me sai sempre sem miúdos (apesar de não ser o que diz na embalagem), mas se não fosse assim usava luvas de plástico. Estar a desfiar é realmente chato, mas é só chamar os mais pequenos :P eu faço sempre com mais 4... Irmã,... Junta-se tudo que o jantar também é para eles! ;) só fico com menos um bocadinho que assim cozido ele é muito bom, mas vale a pena!

kombi disse...

Tb cozo inteiro e desfio, faço tb algumas vezes com frango que tb cozo inteiro e desfio seguido do arroz feito com o caldo da cozedura do frango vai ao forno com rodelas de chouriço e queijo ralado :p